Meio Ambiente

Lula diz que busca saída para impasse na exploração da foz do Amazonas

O Ibama negou o pedido da Petrobras para explorar petróleo na região

Três meses depois que o IBAMA negou o pedido da Petrobras para explorar petróleo na bacia da foz do Rio Amazonas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a decisão não é definitiva e que o governo busca uma saída. 

É o que disse o presidente, nesta quinta-feira, durante entrevista a emissoras de rádio da Amazônia. Na época, o IBAMA negou o pedido de perfuração em alto-mar, por considerar risco ao meio ambiente e falta de documentação suficiente. 

Às vésperas de comandar a Cúpula da Amazônia, em Belém do Pará, o presidente Lula também citou planos para premiar prefeitos de cidades amazônicas, que atuarem com iniciativas contra desmatamentos e queimadas. 

O presidente Lula também comentou a relação com a Venezuela, incluindo uma dívida do país com o Brasil. E destacou que a sobrecarga nos sistemas públicos em Roraima, provocada pela vinda de imigrantes venezuelanos, é um problema do governo federal. 

Na conversa, a pauta da infraestrutura foi a mais mencionada. O presidente Lula disse que vai anunciar o novo PAC, no Rio de Janeiro, quando voltar da cúpula. Segundo ele, o grande programa de infraestrutura vai incluir as obras de melhorias para a COP 30, que vai ocorrer em Belém, no Pará, em 2025. 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro / Beatriz Albuquerque - 03/08/2023 16:55:06. Última edição: 03/08/2023 16:55:06

Tags: Bacia Da Foz Rio Amazonas

Leia também:

Plataforma apresenta dados sobre animais em risco de extinção no país

A plataforma Salve classifica os riscos das espécies em: vulnerável, perigo, e criticamente em perigo. Como, por exemplo, o réptil jararaca-de-alcatrazes, o mamífero aquático boto-cachimbo e a ave soldadinho-do-araripe, todos em risco crítico.

Cúpula da Amazônia discutirá desenvolvimento sustentável das florestas

A Cúpula da Amazônia, que será realizada nos dias 8 e 9 deste agosto, em Belém, pretende definir políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável da região.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi