Meio Ambiente

Lula diz que países ricos devem financiar preservação das florestas

Em um discurso entusiasmado, no festival Power Our Planet, no Campo de Marte, em Paris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nessa quinta-feira (22), que os países ricos têm uma dívida histórica.

Em um discurso entusiasmado, no festival Power Our Planet, no Campo de Marte, em Paris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nessa quinta-feira (22), que os países ricos têm uma dívida histórica e devem financiar a preservação das florestas, como a Amazônica.

O evento reúne apresentações musicais e líderes mundiais tiveram espaço de fala diante de uma multidão. A participação no evento do presidente Lula ocorreu a convite de Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay.

Lula falou exclusivamente da preservação ambiental, destacou a abrangência e importância dos países amazônicos, e comparou os esforços brasileiros com os de outros países.

Segundo o presidente Lula, 87% da matriz energética brasileira é limpa e renovável, contra uma média mundial de apenas 27%. 

O presidente ainda convidou os espectadores a participarem da COP 30, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém,  no Pará, em 2025. E ele voltou a dizer que tem o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030.  

Mais cedo, Lula se reuniu com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Os dois líderes falaram sobre a cúpula dos BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que ocorre em agosto, na África do Sul. Outro assunto do encontro foi sobre formas de pacificar o confronto entre Rússia e Ucrânia. 

À noite, Lula teve um jantar com o presidente da França, Emmanuel Macron e outros líderes de diversos países. Eles estão em Paris para participar da Cúpula para o Novo Pacto Global de Financiamento, que começa nesta sexta-feira (23).  

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Naional - Brasília / Edição: Raquel Mariano/ Renata Batista - 23/06/2023 09:40:17. Última edição: 23/06/2023 09:40:17

Tags: Lula COP 30 Preservação Das Florestas

Leia também:

Acidentes por abelha cresceram 126% na última década

A região Nordeste é a que apresenta o maior crescimento de notificações, 363% em dez anos. Além disso, desde 2018, passou a liderar com maior quantidade de casos totais.

CNI apresenta ao governo proposta de mercado regulado de carbono

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a precificação e a redução das emissões de gases de efeito estufa podem movimentar até R$ 128 bilhões em receitas. A proposta da indústria foi apresentada, nesta terça-feira (20), ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi