Meio Ambiente

Lula reforça apelo por governança mundial para questões climáticas

A declaração foi dada durante a live semanal Conversa com o Presidente, transmitida de Belém, onde ele coordena a Cúpula da Amazônia. Lula voltou a defender que a ONU “seja remodelada”, com espaço para mais países, sobretudo no conselho de segurança.

Pouco antes de receber os chefes de Estados da região Amazônica, nesta terça-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, mais uma vez, uma governança mundial, para as questões climáticas. 

A declaração foi dada durante a live semanal Conversa com o Presidente, transmitida de Belém do Pará, onde ele coordena a Cúpula da Amazônia. Lula voltou a defender que a ONU, Organização das Nações Unidas, “seja remodelada”, com espaço para mais países, sobretudo no conselho de segurança. 

Além dos oito países que fazem parte do Tratado de Cooperação da Amazônia, o presidente Lula ainda convidou os líderes de outros países para o evento, em Belém: Congo, República do Congo, Indonésia, Alemanha, Noruega e França. Para o presidente brasileiro, a Cúpula da Amazônia vai ser um marco em defesa da questão do clima. 

Ainda na live, o presidente Lula destacou a importância dos investimentos internacionais na preservação da floresta Amazônica e que o assunto precisa ser tratado de forma mais ampla na COP 28 no fim do ano, nos Emirados Árabes. 

O presidente também defendeu que todas as nações façam sua parte no contexto das mudanças climáticas. Além disso, garantiu que o Brasil está cumprindo o que lhe compete e que até 2030 o país vai zerar os índices de desmatamento. Durante o encontro desta terça, os líderes amazônicos vão analisar a proposta do governo, para assinatura da Declaração de Belém, um documento conjunto sobre as questões ambientais na região. 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 08/08/2023 11:55:09. Última edição: 08/08/2023 11:55:09

Tags: Lula Conversa Com O Presidente Cúpula Da Amazônia 2023

Leia também:

Cúpula da Amazônia vai discutir desenvolvimento sustentável da região

Cúpula da Amazônia vai discutir desenvolvimento sustentável da região

Começa nesta terça-feira (8) a Cúpula da Amazônia, em Belém, no Pará. O encontro reúne até quarta (9) líderes de oito países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Desmatamento no cerrado aumentou 21% de janeiro a julho deste ano

Os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, na borda leste do cerrado brasileiro, na divisa com a Caatinga e com a Amazônia, são as principais áreas de expansão do desmatamento. Esta região representa quase 75% de todo desmatamento do cerrado em 2023.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi