População de mico-leão-dourado quase dobra no Rio de Janeiro
A espécie existe apenas nas áreas de Mata Atlântica do estado fluminense e está em perigo de extinção, o que reforça a importância desse aumento.
Ator cobrou metas concretas para defender a floresta e presidente respondeu
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu, neste domingo (13) no Twitter, um comentário do ator, diretor e ativista ambiental Mark Ruffalo sobre a Amazônia. Lula postou sobre a dimensão do desafio que é proteger a floresta amazônica.
Em seu post no Twitter, Mark Ruffalo criticou a falta de metas concretas para proteger a região, no fim do encontro entre chefes de estado dos oito países amazônicos. Ruffalo, que interpreta o personagem Hulk da Marvel, disse: abre aspas “O senhor é um dos meus heróis, Lula, mas me parte o coração ver que a Declaração de Belém da Cúpula da Amazônia não tem metas concretas para proteger a floresta. A emergência para proteger a Amazônia é uma emergência climática - e nós não temos tempo a perder”.
O ator ainda se posicionou contrário à exploração de petróleo do rio Amazonas e citou que a Colômbia foi a primeira nação amazônica a seguir a meta de proteger 80% da floresta até 2025. O ator reprovou a possibilidade de extração de petróleo na Amazônia e cobrou posicionamento internacional do Brasil, pelo fato de 60% da Amazônia estar no país.
Na publicação deste domingo, o presidente Lula defendeu união no combate às mudanças climáticas e voltou a cobrar apoio financeiro estrangeiro, como fez durante a Cúpula da Amazônia.
Sobre a crítica de Ruffalo à Declaração de Belém, o presidente explicou que foram estabelecidos vários compromissos, como um plano de segurança que vai criar bases fluviais e terrestres. Segurança para proteger o bioma e que este é o ponto de partida para a construção de um consenso em torno da proteção da Amazônia.
Ao citar, em seu texto, que 50 milhões de pessoas vivem na Amazônia, Lula garantiu que seguirá trabalhando para estabelecer novas metas de preservação dos biomas, com justiça climática e qualidade de vida para essas pessoas. O presidente do Brasil apoiou, ainda, o desenvolvimento sustentável da região.
Por Daniella Almeida - Agência Brasil - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Líria Jade - 13/08/2023 20:30:18. Última edição: 13/08/2023 20:30:18
Tags: Lula Mark Ruffalo Amazônia Meio Ambiente
A espécie existe apenas nas áreas de Mata Atlântica do estado fluminense e está em perigo de extinção, o que reforça a importância desse aumento.
É o que aponta Seidel Ferreira, professor do curso de engenharia florestal da Universidade do Estado do Pará. No caso da Amazônia, a floresta rica e úmida é substituída por uma vegetação de savana, rasteira e pobre.
O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.
Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.