Fiocruz Amazônia recomenda máscara em Manaus devido à poluição
De acordo com o epidemiologista Jesem Orellana, existem proteções faciais recomendadas para esse tipo de situação.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que a situação da seca no Amazonas é perigosa e que o Brasil está numa “emergência climática”. O estado vive forte estiagem com aumento dos focos de queimadas em outubro, cenário agravado pelo fenômeno do El Niño.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nesta sexta-feira (13) que a situação da seca no Amazonas é perigosa e que o Brasil está numa “emergência climática”. O estado vive forte estiagem com aumento dos focos de queimadas em outubro, cenário agravado pelo fenômeno do El Niño.
Ela anunciou o reforço de mais 149 brigadistas para combater os incêndios no estado. E pediu que a população pare de fazer queimadas.
Segundo dados do Inpe, os primeiros 12 dias de outubro tiveram mais de 2.770 focos de incêndio no Amazonas, maior número para o mês desde 1998, início da série histórica.
O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, diz que os focos estão principalmente na fronteira do desmatamento, no sul do estado, e no entorno de Manaus. Municípios de Careiro e Altazes chamam mais atenção.
Na região de Careiro, uma mulher postou na internet que a balsa que tenta atravessar o rio Amazonas não consegue atracar pela falta de visão.
Segundo a prefeitura de Manaus, quase toda a fumaça é produzida fora da cidade e o assunto será discutido com a Associação de Municípios.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves - 13/10/2023 16:50:12. Última edição: 13/10/2023 16:50:12
Tags: Amazonas Seca Emergência Climática Queimadas
De acordo com o epidemiologista Jesem Orellana, existem proteções faciais recomendadas para esse tipo de situação.
Por causa da estiagem no estado, o governador Wilson Lima anunciou o recebimento de kits enviados pelo Ministério da Saúde, para atender moradores de municípios afetados. São 40 mil itens, entre remédios, ataduras, seringas e máscaras, para dar assistência a 13.500 pessoas.
O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.
Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.