Meio Ambiente

Marina Silva: Brasil mantém meta de desmatamento zero até 2030

A ministra atribuiu a ausência desse ponto na Declaração de Belém à falta de consenso.

Mesmo que a meta de desmatamento zero até 2030 não esteja na Declaração de Belém, o Brasil mantém o compromisso. É o que disse a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que atribuiu a ausência desse ponto, no documento, à falta de consenso. 

A declaração foi dada nesta quarta-feira (9), durante o programa Bom dia, Ministra, do Canal Gov, da EBC. Marina Silva ainda comentou a respeito da exploração de petróleo, pela Petrobras, em águas profundas da costa do Amapá. Segundo a ministra, a recusa do Ibama foi técnica e os agentes vão analisar o novo pedido da estatal. 

Diretamente de Belém, no Pará, onde participa da Cúpula da Amazônia, a ministra Marina Silva destacou que, nos primeiros sete meses do atual governo, o desmatamento na região reduziu em 42%. 

Segundo ela, a curva do desmatamento, no Brasil, é liderada pelo estado do Mato Grosso, o que precisa ser combatido com apoio do governo do estado e do agronegócio. 

Além disso, Marina Silva destacou a importância do cerrado, bioma onde subiu o desmatamento. 

A ministra também citou a importância da vida dos povos originários, inclusive para a manutenção das florestas em pé. Para ela, é preciso que haja ações de reparação às formas de discriminação e violência. Entre elas, que todos os territórios indígenas sejam demarcados. 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 09/08/2023 11:50:07. Última edição: 09/08/2023 11:50:07

Tags: Desmatamento Marina Silva Declaração De Belém

Leia também:

Cerrado: quais medidas podem ser tomadas para reduzir o desmatamento?

Iniciativas da sociedade civil, como a do Instituto Cerrados, buscam se aliar à tecnologia para combater o desmatamento. O aplicativo Suindara permite uma resposta mais rápida para áreas verificadas de incêndio ou desmatamento.

Líderes da Cúpula da Amazônia aprovam Declaração de Belém

Entre os compromissos estão o uso sustentável da biodiversidade, das florestas e da água; a promoção dos direitos dos povos indígenas e das comunidades locais e tradicionais e a urgente conscientização e cooperação regional para evitar o chamado "ponto de não retorno" na Amazônia.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi