Meio Ambiente

Marina Silva diz que critérios para licenciamento são técnicos

Em maio deste ano, o Ibama negou o pedido da Petrobras para perfurar poço de exploração de petróleo e gás a 175 quilômetros da costa do Amapá, região da bacia da Foz do Rio Amazonas. Depois disso, a estatal entrou com recurso e o pedido está em nova análise pelo Ibama.

Enquanto o Ibama analisa o recurso da Petrobras, para explorar gás e petróleo na costa do Amapá, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, voltou a dizer, no Senado, que os critérios para licenciamento ambiental são totalmente técnicos. 

Marina Silva diz que critérios para licenciamento são técnicos

A declaração foi dada nesta terça-feira (12), durante a participação da ministra em uma reunião extraordinária, na Comissão de Infraestrutura do Senado. A iniciativa foi do senador Lucas Barreto, do PSD do Amapá, que questionou a ministra a decisão do Ibama em negar o licenciamento. 

Em maio deste ano, o Ibama negou o pedido da Petrobras para perfurar poço de exploração de petróleo e gás a 175 quilômetros da costa do Amapá, região da bacia da Foz do Rio Amazonas. Depois disso, a estatal entrou com recurso e o pedido está em nova análise pelo Ibama. 

Ao negar o licenciamento à Petrobras, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, acatou um parecer da área técnica. Também em reunião do Senado, Agostinho explicou que o plano da empresa não apresentava garantias suficientes de socorro a possíveis acidentes, como derramamento de óleo no mar. 

O presidente do Ibama também mencionou que o estudo da Petrobras cita uma base de operações em Belém, para socorro, que fica a mais de 800 km do local da perfuração, considerada distante, na avaliação técnica. 

Rodrigo Agostinho ainda citou problemas relacionados a fauna, a comunicação e a falta de outros estudos, no pedido de licenciamento. 

 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 12/09/2023 16:00:06. Última edição: 12/09/2023 16:00:06

Tags: Licenciamento Ambiental Ibama Petrobras Senado

Leia também:

Ação quer que Caatinga e Cerrado sejam reconhecidos como patrimônio

Ação quer que Caatinga e Cerrado sejam reconhecidos como patrimônio

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, que já existe desde 2016, juntamente com a Articulação Semiárido Brasileiro, povos e comunidades tradicionais, movimentos e entidades ligadas à defesa do meio ambiente lançaram uma ação com o tema Cerrado e Caatinga, patrimônios do Brasil: riqueza presente, herança futura.

Licenças para desmatar propriedades são usadas para especulação

Licenças para desmatar propriedades são usadas para especulação

Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, os estados da região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - estão repassando à pasta informações sobre desmatamento. E dessa forma foi identificado esse uso especulativo de terras com autorizações de tempo prolongado.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi