Meio Ambiente

Marina Silva voltou a defender busca por desmatamento zero do Cerrado

A declaração da ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima aconteceu, nesta quinta-feira (14), durante a abertura oficial do 10º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. O cerrado, conhecido como “berço das águas”, justamente por abrigar as nascentes de três bacias hidrográficas do continente, sofreu com desmatamento acelerado nas últimas décadas, principalmente com a expansão agropecuária na região.

Marina Silva voltou a defender a busca por desmatamento zero do Cerrado. A declaração da ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima aconteceu, nesta quinta-feira (14), durante a abertura oficial do 10º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado.

Marina Silva voltou a defender busca por desmatamento zero do Cerrado

O cerrado, conhecido como “berço das águas”, justamente por abrigar as nascentes de três bacias hidrográficas do continente, sofreu com desmatamento acelerado nas últimas décadas, principalmente com a expansão agropecuária na região.  

Um estudo da Universidade de Brasília (UnB) aponta que o bioma perde a vegetação nativa cinco vezes mais rápido que a Amazônia.  

A legislação atual determina que as propriedades privadas preservem 20% do território com a cobertura original.

Nesta semana, o MMA lançou a consulta pública do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Bioma Cerrado (PP Cerrado). Os interessados podem participar até 12 de outubro.

O plano prevê programas para impulsionar a bioeconomia, ampliar a fiscalização e a destinação de terras públicas para proteção e uso sustentável de recursos naturais.  

Participaram do evento os ministros Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas.

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - repórter da Radioagência Nacional - Brasília / Edição: Beatriz Arcoverde - edição web - 14/09/2023 23:15:05. Última edição: 14/09/2023 23:15:05

Tags: Cerrado Marina Silva

Leia também:

Lula assina projeto para aumentar oferta de combustíveis limpos

Lula assina projeto para aumentar oferta de combustíveis limpos

A proposta é estimular a mobilidade sustentável de baixo carbono no país, ou seja, o uso de combustíveis com menor impacto ambiental. Entre as medidas, está o aumento dos atuais 27% de etanol na gasolina para 30%; é o chamado combustível E30.

Marina Silva diz que critérios para licenciamento são técnicos

Marina Silva diz que critérios para licenciamento são técnicos

Em maio deste ano, o Ibama negou o pedido da Petrobras para perfurar poço de exploração de petróleo e gás a 175 quilômetros da costa do Amapá, região da bacia da Foz do Rio Amazonas. Depois disso, a estatal entrou com recurso e o pedido está em nova análise pelo Ibama.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi