Meio Ambiente

Mês de maio bate recorde de alertas de desmatamento no Cerrado

Em 2023 alertas de desmatamento do Cerrado acumulam mais de 2.800 km²

A área de alertas de desmatamento no Cerrado, nos primeiros 18 dias de maio, é a maior para o período na série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que começou em 2018. O total de áreas em alerta é de 627 quilômetros quadrados, equivalente aos municípios de Taubaté, em São Paulo, ou Chapecó, em Santa Catarina.

Ainda de acordo com informações do Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins concentram a maior parte dos avisos. Riachão Das Neves e São Desidério, na Bahia, e Mirador, no Maranhão, são os municípios com mais alertas.

O diretor de Conservação e Restauração da ONG WWF-Brasil, Edegar de Oliveira, diz que o Cerrado é pouco protegido e que boa parte dele já foi derrubada. Ele ressalta o impacto do desmatamento sobre o ciclo da água.

Em 2023, os alertas de desmatamento do Cerrado já acumulam mais de 2.800 quilômetros quadrados.

O Deter é um sistema de alerta rápido para dar suporte à fiscalização e agilizar o combate a crimes ambientais. Já os números reais consolidados de desmatamento são do Prodes, também do Inpe.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / Pedro Lacerda - 26/05/2023 16:30:25. Última edição: 26/05/2023 16:30:25

Tags: Desmatamento Cerrado Inpe

Leia também:

Lula vai vetar MP que flexibiliza proteção ambiental da Mata Atlântica

A Medida Provisória foi editada na última semana do governo Bolsonaro, mas foi alterada pela Câmara dos Deputados. A proposta exclui a obrigação de apresentar Estudo Ambiental prévio ao desmatamento nos casos de empreendimentos lineares.

Petrobrás aciona Ibama para garantir exploração da Foz do Amazonas

A empresa petrolífera precisa da autorização ambiental do Ibama para iniciar a perfuração do poço exploratório do bloco localizado em águas profundas, a 175 km da costa do Amapá.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi