Meio Ambiente

Ministro diz que País tem desafio de monetizar crédito do carbono

Preservação da floresta, sistemas agropecuários integrados, projetos de energia renovável estão entre as ações

Preservação da floresta, sistemas agropecuários integrados, projetos de energia renovável. Iniciativas que podem gerar o chamado crédito de carbono. O objetivo desse mercado é incentivar práticas sustentáveis 
e reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa.

O ministro do meio ambiente, Joaquim Leite, ressalta que um dos desafios é monetizar o valor dessas ações nos diferentes biomas brasileiros.

"O nosso desafio agora é como monetizar esse ativo e trazer valor monetário a isso. Aí sim a gente vai ter uma estratégia pra você preservar a floresta em todos os biomas brasileiros".

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Gustavo Montezano, apresentou as iniciativas do BNDES no mercado do carbono. Segundo ele, o banco já realizou esse ano duas chamadas públicas para aquisição de créditos de carbono que passam dos cem milhões de reais. O Banco do Brasil que tem forte atuação no campo também aposta nesse mercado, como explica o presidente do banco Fausto Ribeiro.

Também no evento a Fundação Banco do Brasil firmou parceria com o BNDES participação no Floresta Viva, iniciativa conjunta de reflorestamento de espécies nativas no Brasil.

Agência Brasil / Por Graziela Mendonça para a Rádio Nacional - Brasília / Edição: Luiz Cláudio Ferreira (web) - 20/11/2022 18:11:36. Última edição: 20/11/2022 18:11:36

Tags: Cop-27 Meio Ambiente

Leia também:

Cerca de 25% dos manguezais no Brasil já foram destruídos

Cerca de 25% dos manguezais no Brasil já foram destruídos

Os que ainda existem são classificados como ameaçados de extinção. Estimativas do ICMBio apontam que 40% do que já foi extensão contínua de manguezais não existe mais, principalmente no Sudeste e no Nordeste.

Lula vai propor que a COP30 seja na Amazônia

O presidente eleito disse, no Egito, que não é preciso desmatar para o Brasil continuar sendo um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi