Meio Ambiente

Ministro leva a Lula propostas de leis contra atentados à democracia

O pacote inclui uma Proposta de Emenda Constitucional, uma Medida Provisória e dois projetos de lei.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, apresentou, nessa quinta-feira, ao presidente Luis Inácio Lula da Silva as propostas para endurecer a legislação sobre crimes contra o Estado Democrático de Direito.

O pacote inclui uma Proposta de Emenda Constitucional, uma Medida Provisória e dois projetos de lei. 

A PEC vai tratar sobre a criação de uma Guarda Nacional permanente, em substituição à Força Nacional, que atua em missões temporárias. 

A ideia é que a guarda fique responsável pela proteção de prédios públicos federais em Brasília e atue em operações especiais em terra indígenas, área de fronteira, unidades de conservação e apoio à segurança dos estados.

Já a MP vai tratar das mudanças legais para criminalizar condutas na internet que configurem a prática de atentado contra o Estado Democrático de Direito, com a responsabilização de plataformas na internet que não derrubem publicações terroristas e antidemocráticas.

O governo também deve propor um projeto de lei que aumenta a pena para quem organizar e financiar atos golpistas e antidemocráticos. A medida ainda deve tipificar novos crimes, como o de atentado a vida dos presidentes dos três poderes.

E o segundo Projeto propõe agilizar a perda de bens para quem participa de crimes contra Estado Democrático de Direito, pessoas físicas e empresas.

* Com informações da Abr
 

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho, da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 26/01/2023 22:20:06. Última edição: 26/01/2023 22:20:06

Tags: Dino Lula

Leia também:

Reserva Guapiaçu, no Rio, recebe três antas criadas em cativeiro

Os animais vieram de zoológicos do interior de São Paulo e se juntam a outros 14 da mesma espécie; maior mamífero terrestre da América do Sul, a anta-brasileira chegou a ser considerada extinta no Rio até 2017.

No Pará, MPF atua para evitar danos a sítio arqueológico

O Ministério Público Federal recomendou à Secretaria de Transportes do Pará e à construtora contratada para execução do serviço a paralisação imediata das obras de asfaltamento de um trecho na rodovia estadual entre os municípios paraenses de Óbidos e Oriximiná.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi