Meio Ambiente

MPF-RJ é contra mudança nas regras ambientais no rio Paraíba do Sul

Ministério Público do Rio de Janeiro vai entrar com ação na Justiça contra a aprovação do projeto que cria uma Área de Proteção Ambiental na região do Médio Paraíba.

O Ministério Público do Rio de Janeiro vai entrar com ação na Justiça contra a aprovação do projeto que cria uma Área de Proteção Ambiental na região do Médio Paraíba. De autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado André Ceciliano, do PT, o projeto, que ainda precisa ser sancionado pelo governador Cláudio Castro, encontra resistência por parte de ambientalistas.

Segundo o Ministério Público, a criação da reserva altera o uso do solo em 13 municípios, uma área de mais de onze mil hectares, podendo afetar a qualidade da água que abastece mais de nove milhões de pessoas.

O Inea, Instituto Estadual do Ambiente, e o Instituto Chico Mendes já haviam se manifestado contra a aprovação.

Também contrário às mudanças, o professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental  da Universidade do Estado do Rio, Adacto Ottoni, avalia que os efeitos na vegetação e nas faixas marginais de proteção dos rios da região podem ser negativos.

O professor Ottoni ressalta a importância do Rio Paraíba do Sul, principal manancial do estado do Rio de Janeiro.

Durante a votação do projeto, o deputado André Ceciliano argumentou que a medida vai garantir a proteção da fauna e da flora locais, aliada ao desenvolvimento socioeconômico da região, garantindo cerca de 66 mil empregos. O governador Cláudio Castro tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar.

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi - 22/12/2022 10:45:42. Última edição: 22/12/2022 10:45:42

Tags: Rio Paraíba Do Sul Ministério Público Meio Ambiente Proteção Ambiental Área De Proteção

Leia também:

O verão começa com expectativa de chuvas, dias longos e noites curtas

Mas com o sol quente, também vem as chuvas fortes, ventos intensos, relâmpagos e trovoadas.

Chuvas no Sul e no Sudeste do país deixam vítimas e interditam vias

Em Santa Catarina, duas pessoas morreram nesta terça-feira em função de um deslizamento em Camboriú, cidade no litoral do estado, que sofre também com alagamentos.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi