Meio Ambiente

Mudanças climáticas afetam distribuição da cascavel nas florestas

Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro comprovou que as mudanças climáticas estão afetando a distribuição de uma espécie de cascavel para áreas de floresta como a Amazônia e a Mata Atlântica.

As mudanças climáticas estão afetando a distribuição de uma espécie de cascavel para áreas de floresta como a Amazônia e a Mata Atlântica. 

É o que comprovou um estudo inédito, de autoria de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  

A cascavel é responsável pela maioria das mortes por picada de cobra no Brasil. A cobra peçonhenta tem sido encontrada em áreas da região sudeste, antes não ocupadas por elas. 

Desde 1950, segundo uma das autoras do estudo, Gabriela Guerra, já era observado um avanço da cascavel para áreas diferentes. Cientistas acreditavam que a expansão da espécie ocorria em função do desmatamento no seu habitat típico, as regiões de vegetação aberta.   

Mas o estudo comprovou que, além do desmatamento, com o aumento das áreas de pastagem, as mudanças climáticas explicam a mudança na distribuição da espécie. Esse avanço, segundo Gabriela Guerra, é preocupante para a saúde pública.  

Os pesquisadores usaram métodos modernos de modelagem de distribuição geográfica em cenários de mudanças climáticas e do uso do solo, que mostraram que 34% da expansão é explicada pelo aumento das pastagens e 23% pela redução das chuvas no trimestre mais frio, o que modificou a distribuição da espécie nas últimas décadas.   

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 30/07/2023 12:15:06. Última edição: 30/07/2023 12:15:06

Tags: Mudanças Climáticas Cascável Amazônia Mata Atlântica

Leia também:

Desmatamento na Mata Altântica cai 42% nos primeiros meses do ano

Segundo a plataforma MapBiomas Alerta, responsável pela pesquisa de dados, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, a área desflorestada nesse período ficou pouco abaixo de 7 mil hectares, contra 12 mil e cem registrados no mesmo intervalo do ano passado.

Desastres naturais afetaram 4,2 milhões de brasileiros em 10 anos

Entre 2013 e 2022, desastres naturais como tempestades, inundações, enxurradas e alagamentos atingiram 5.199 municípios brasileiros, o que representa 93% do total de 5.570, segundo um estudo da Confederação Nacional de Municípios.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi