Meio Ambiente

Neste domingo é celebrado o dia do Cerrado

Cerrado abriga em torno de 216 terras indígenas e 83 diferentes etnia

Uma corrida de toras entre os povos Timbira e Xavante marcou a comemoração ao Dia do Cerrado neste domingo no Eixão Norte, região central de Brasília.

A xavante Mercedes Rooranhipa Tsoropre, que vive na Terra Indígena São Marcos, no Mato Grosso, diz que o encontro serve para defender o Cerrado.

O Cerrado abriga em torno de 216 terras indígenas e 83 diferentes etnias. A população indígena na região é de cerca de 100 mil, segundo o Instituto Sociedade, População e Natureza.

De acordo com a coordenadora do programa de Cerrado e Caatinga do instituto, Isabel Figueiredo, metade do bioma já foi substituída por monocultura e a outra metade está em situação de degradação. Ela explica que as áreas em pior situação são as de ocupação mais antiga, como em Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

As áreas conservadas se concentram na região do Matopiba, entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e nos territórios de povos indígenas e tradicionais. O Cerrado tem poucas unidades de conservação e a lei permite o desmate de até 80% em propriedades privadas.

O Cerrado é conhecido como o berço das águas, porque conta com grande número de nascentes, que alimentam importantes bacias hidrográficas do país, como a do rio São Francisco e a do Pantanal.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lucia Caldas / Edição web Patrícia Serrão - 14/09/2022 23:46:09. Última edição: 14/09/2022 23:46:09

Tags: Cerrado

Leia também:

Combate ao incêndio na Serra do Curral segue pelo terceiro dia

O incêndio na Serra do Curral começou na última sexta-feira. Segundo os Bombeiros, ainda não é possível estimar o tamanho da área devastada.

Período de defeso para duas espécies de peixes segue até 31/10

Com isso, fica proibida a pesca de peixe-batata e cherne verdadeiro, realizada entre 100 e 600 metros de profundidade, no litoral Sudeste e Sul do país.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi