Combate ao incêndio na Serra do Curral segue pelo terceiro dia
O incêndio na Serra do Curral começou na última sexta-feira. Segundo os Bombeiros, ainda não é possível estimar o tamanho da área devastada.
Cerrado abriga em torno de 216 terras indígenas e 83 diferentes etnia
Uma corrida de toras entre os povos Timbira e Xavante marcou a comemoração ao Dia do Cerrado neste domingo no Eixão Norte, região central de Brasília.
A xavante Mercedes Rooranhipa Tsoropre, que vive na Terra Indígena São Marcos, no Mato Grosso, diz que o encontro serve para defender o Cerrado.
O Cerrado abriga em torno de 216 terras indígenas e 83 diferentes etnias. A população indígena na região é de cerca de 100 mil, segundo o Instituto Sociedade, População e Natureza.
De acordo com a coordenadora do programa de Cerrado e Caatinga do instituto, Isabel Figueiredo, metade do bioma já foi substituída por monocultura e a outra metade está em situação de degradação. Ela explica que as áreas em pior situação são as de ocupação mais antiga, como em Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
As áreas conservadas se concentram na região do Matopiba, entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e nos territórios de povos indígenas e tradicionais. O Cerrado tem poucas unidades de conservação e a lei permite o desmate de até 80% em propriedades privadas.
O Cerrado é conhecido como o berço das águas, porque conta com grande número de nascentes, que alimentam importantes bacias hidrográficas do país, como a do rio São Francisco e a do Pantanal.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lucia Caldas / Edição web Patrícia Serrão - 14/09/2022 23:46:09. Última edição: 14/09/2022 23:46:09
Tags: Cerrado
O incêndio na Serra do Curral começou na última sexta-feira. Segundo os Bombeiros, ainda não é possível estimar o tamanho da área devastada.
Com isso, fica proibida a pesca de peixe-batata e cherne verdadeiro, realizada entre 100 e 600 metros de profundidade, no litoral Sudeste e Sul do país.
O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.
Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.