Chuvas no Sul e no Sudeste do país deixam vítimas e interditam vias
Em Santa Catarina, duas pessoas morreram nesta terça-feira em função de um deslizamento em Camboriú, cidade no litoral do estado, que sofre também com alagamentos.
Mas com o sol quente, também vem as chuvas fortes, ventos intensos, relâmpagos e trovoadas.
O verão no hemisfério sul começa ás 18h48 desta quarta-feira. Dias mais quentes, noites mais curtas e a expectativa de que tudo termine em praia. É o que o vigilante Rubens Fernandes está planejando.
Mas com o sol quente, também vem as chuvas fortes, ventos intensos, relâmpagos e trovoadas.
O prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia para a nova estação é de chuvas frequentes em quase todo o País, menos no extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste.
As regiões Norte e Centro-Oeste devem registrar as chuvas mais volumosas.
E assim como aconteceu no verão passado, a formação das ZCAS, as Zonas de Convergência do Atlântico Sul, fenômeno metereológico que marca a estação e causa grande volume de chuvas, é motivo para alerta, como explicou o meteorologista do Inmet, Cleber Souza.
Antes mesmo do início oficial da estação, mais de 90 municípios mineiros já tinham decretado situação de emergência em função das chuvas intensas e até esta terça-feira, oito pessoas tinham morrido no estado. Em Santa Catarina, os deslizamentos provocados pelas fortes chuvas deixaram duas mortes nesta terça-feira.
Mas as chuvas acima da média também trazem boas notícias, no Maranhão , Tocantins, Piauí e Bahia, a região conhecida como Matopiba, as chuvas devem favorecer as safras de soja, milho e algodão.
Já no Rio Grande do Sul, o La Ninã, fenômeno caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais em parte do oceano Pacífico, deve continuar impactando em verões mais secos e mais desafios para os produtores rurais pelo terceiro ano consecutivo. O verão termina no dia 20 de março, às 18h25 quando o hemisfério sul dará às boas vindas ao outono.
Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde - 21/12/2022 09:00:03. Última edição: 21/12/2022 09:00:03
Tags: Verão No Hemisfério Sul
Em Santa Catarina, duas pessoas morreram nesta terça-feira em função de um deslizamento em Camboriú, cidade no litoral do estado, que sofre também com alagamentos.
Cerca de 500 bichos do único Centro de Triagem de Animais Silvestres do estado Rio de Janeiro estão em risco, devido a um corte de R$ 45 milhões no orçamento do Ibama.
O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.
Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.