Meio Ambiente

Operação combate crimes ambientais no Mato Grosso

Lançada, nesta terça-feira, a Operação Abafa Amazônia 2022 para combater crimes ambientais, principalmente o uso não autorizado do fogo durante o período de proibição de queimadas em propriedades rurais.

Lançada, nesta terça-feira, a Operação Abafa Amazônia 2022, promovida pelo governo de Mato Grosso, para combater crimes ambientais, principalmente o uso não autorizado do fogo durante o período de proibição de queimadas em propriedades rurais.

A operação terá três ações, até o final do ano, em todo o estado. A primeira foi iniciada hoje na região norte de Mato Grosso. Além do Corpo de Bombeiros, agentes e técnicos da Polícia Militar Ambiental, da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, da Força Nacional de Segurança Pública vão assegurar maior aplicação de multas no que se refere ao uso irregular do fogo. Somente este ano, foram aplicadas cerca de R$ 280 milhões em multas.

Segundo o governo mato-grossense, anualmente, entre 1 de julho e 31 de outubro, é proibido atear fogo durante atividades para limpeza e manejo nesse período, levando em consideração o risco de incêndios florestais. Em áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

Entre janeiro e junho deste ano, houve um crescimento de 23% nos índices de focos de calor no Mato Grosso quando comparado aos primeiros sete meses do ano passado.

Esse percentual aponta a possibilidade de um regime mais duro de seca com risco ainda mais elevado para grandes incêndios, que podem ser ocasionados justamente pelo uso de queimadas nas propriedades rurais, que após fugirem de controle acabam atingindo também áreas de conservação ambiental e os principais biomas. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A suspensão da autorização de uso do fogo segue vigente até este mês, em todo território nacional, para proteger a vegetação em todos os biomas durante o período de seca.

Pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros, é possível acionar agentes de combate a incêndio em todo o estado do Mato Grosso.'

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Leila Santos / GT Passos - 07/10/2022 16:06:12. Última edição: 07/10/2022 16:06:12

Tags: Mato Grosso Incêndio Fogo Florestas

Leia também:

Brasil tem 29 praias reconhecidas pelo turismo sustentável

O Programa Bandeira Azul, um dos maiores prêmios ecológicos de reconhecimento ao turismo sustentável no mundo, certificou praias brasileiras, como Cumbuco no Ceará.

Exposição Green Minds traz obras que tratam da preservação ambiental

Preservação ambiental e mudanças climáticas são alguns dos temas principais da Exposição Green Minds, em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, inaugurada nesta quinta-feira.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi