Meio Ambiente

Operação da PF combate pesca com uso de explosivos na Bahia

Foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão, na capital baiana, Salvador, e três mandados de prisão preventiva.

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (8) a Operação Estopim, de combate à pesca com uso de explosivos, na Baía de Todos os Santos. Foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão, na capital baiana, Salvador, e três mandados de prisão preventiva.

A Polícia Federal identificou que os investigados, apesar de já terem sido flagrados praticando o delito, continuavam em associação criminosa utilizando explosivos por toda a costa da cidade baixa, destruindo o ecossistema local, danificando residências e causando riscos a banhistas e mergulhadores.

O oceanógrafo e doutor em Geologia Marinha, Leonardo Gonçalves, fala dos malefícios para o ecossistema marinho. 

A prática ilegal da pesca com explosivos prejudica a atividade pesqueira artesanal, em razão da interrupção do desenvolvimento do ciclo de vida da fauna.

Todos os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Federal da Seção Judiciária da capital baiana. Os investigados vão responder pelos crimes de associação criminosa, posse de artefatos explosivos e pesca mediante a sua utilização. As penas, somadas, podem chegar a 14 anos de prisão.

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 08/02/2023 12:25:15. Última edição: 08/02/2023 12:25:15

Tags: Pesca Ilegal Operação Estopim

Leia também:

Terra Apyterewa é área indígena protegida mais desmatada pelo 4º ano

Território do povo Parakanã, que hoje tem cerca de 730 habitantes, a terra protegida, localizada em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, perdeu nos últimos quatro anos 324 km² de floresta, uma área maior que a cidade de Fortaleza.

Indígenas serão pagos para proteger unidades de conservação em SP

A iniciativa é do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais - Guardiões da Floresta, lançado nesta terça-feira (07), pela Secretaria de Meio Ambiente Infraestrutura e Logística.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi