Meio Ambiente

Parecer contrário do Ibama seguiu parâmetros técnicos, diz Marina

A ministra do Meio Ambiente afirmou que o parecer do Ibama contrário ao pedido de licença ambiental solicitado pela Petrobras para exploração na foz do Rio Amazonas seguiu parâmetros técnicos em vigor desde 2012.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta terça-feira (23) que o parecer do Ibama contrário ao pedido de licença ambiental solicitado pela Petrobras para exploração na foz do Rio Amazonas seguiu parâmetros técnicos em vigor desde 2012.

A declaração foi após reunião com a Petrobras, realizada no Palácio do Planalto. De acordo com Marina Silva, na agenda, foram apresentadas evidências técnicas contrárias ao licenciamento do empreendimento da Petrobras.

Antes da reunião, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, destacou que o órgão emite 3 mil licenças ambientais por ano, o que inviabiliza reuniões com as partes para tratar do assunto. 

Agostinho destacou ainda a dificuldade de exploração da região almejada pela Petrobras com equilíbrio e respeito ao meio ambiente.

Segundo o Ibama,  por oito vezes, a Petrobras foi chamada a complementar os estudos ambientais do projeto, porém os documentos entregues não foram suficientes para atestar viabilidade da exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas.

Nós tentamos contato com a Petrobras, mas até o fechamento dessa reportagem, não houve retorno.  

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 23/05/2023 21:00:09. Última edição: 23/05/2023 21:00:09

Tags: Petrobras Foz Amazonas Ibama Licença Ambiental

Leia também:

Professor da Uerj diz que Petrobras e Ibama podem chegar a meio termo

A exploração de petróleo no mar do Norte do país é a causa de um impasse entre o Ibama e a Petrobras. Na última quarta-feira (17), o Ibama negou, definitivamente, o pedido de licença ambiental para a Petrobras realizar a chamada Atividade de Perfuração Marítima no bloco FZA-M-59.

Profissionais da Comlurb transformam resíduos em mobiliário e arte

A companhia tem duas fábricas especializadas nessa reutilização, uma em Campo Grande, que conserta e fábrica acessórios para uso dos varredores, e uma em Bangu, que faz brinquedos e peças de mobiliário para praças com o que é retirado nas podas de árvores.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi