Aplicativo Prox é usado por populações que vivem próxima à mineradoras
As comunidades que vivem no entorno de barragens já podem ter conhecimento sobre 536 estruturas cadastradas, de 11 mineradoras diferentes. Entre elas, a Samarco e a Vale.
Cerca de 74% dos entrevistados disseram adotar hábitos sustentáveis. Desses, 30% disseram que sempre adotam esse hábito; e 44% afirmam que apenas às vezes.
O levantamento inédito, realizado pela CNI - a Confederação Nacional da Indústria - divulgado nesta sexta-feira, revela que os consumidores estão mais atentos a hábitos sustentáveis e consumo consciente.
Duas mil e dezenove pessoas, com idade a partir de 16 anos, residentes nos 26 estados do país e no Distrito Federal, participaram da pesquisa.
74% dos entrevistados disseram adotar hábitos sustentáveis. Desses, 30% disseram que sempre adotam esse hábito; e 44% afirmam que apenas às vezes. Mas ao questionar sobre a percepção com relação ao seu estado, os entrevistados revelam que apenas 32% da população adota hábitos ambientalmente sustentáveis; mas apenas 7% tem esse hábito sempre.
A pesquisa revela que aumentou a preocupação das pessoas com o meio ambiente também quando elas vão às compras. Metade dos consumidores entrevistados verifica se o produto foi produzido de forma sustentável. Na edição de 2019 da pesquisa, o percentual era de 19%.
Para Mônica Messenberg, diretora de Relações Institucionais da CNI, esse sinal de maior compromisso dos consumidores já se reflete também na indústria.
De acordo com a pesquisa, quase quatro em cada dez brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos orgânicos. Entre aqueles com renda acima de cinco salários-mínimos, 53% compram esse tipo de alimento mesmo custando mais; enquanto, na faixa que ganha até um salário-mínimo, esse percentual cai para 28%.
Dois terços dos entrevistados revelaram, no entanto, que produtos feitos com práticas mais sustentáveis dificilmente são encontrados nas lojas.
Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi - 20/11/2022 18:11:15. Última edição: 20/11/2022 18:11:15
Tags: Consumo Sustentável CNI
As comunidades que vivem no entorno de barragens já podem ter conhecimento sobre 536 estruturas cadastradas, de 11 mineradoras diferentes. Entre elas, a Samarco e a Vale.
Começa neste domingo, dia 6 de novembro, a 27ª edição da Cúpula do Clima da ONU, Organização das Nações Unidas. A COP 27 vai ser realizada na cidade de Sharm El Sheikh, no Egito. A expectativa é reunir mais de 90 chefes de Estado e representantes de 190 países. A Cúpula do Clima da ONU é realizada todos os anos desde 1992. A primeira edição aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Durante o evento, os chefes de Estado de todo o mundo articulam acordos e políticas internacionais para combater o aquecimento global causado, principalmente, pela emissão de gases de efeito-estufa na atmosfera.
O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.
Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.