Pedalada no Rio deve receber até 5 mil ciclistas neste domingo
Evento vai marcar o Dia Mundial Sem Carro, celebrado na última quinta-feira (22), lembrando que a bicicleta é uma das formas de locomoção mais sustentáveis do mundo.
Com base nos rastros genéticos, o projeto Conexão Mata Atlântica está executando um levantamento intensivo da biodiversidade presente no corredor sudeste desse bioma brasileiro — que abrange os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Os animais que vivem na floresta sempre deixam rastros genéticos por onde passam. Podem ser fezes, pelos, pedaços minúsculos de pele, ou qualquer outro tipo de material orgânico.
E é com base nesses rastros genéticos que o projeto Conexão Mata Atlântica está executando um levantamento intensivo da biodiversidade presente no corredor sudeste desse bioma brasileiro — que abrange os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. A iniciativa é realizada com a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
O secretário de Pesquisa e Formação Científica da pasta, Marcelo Morales, explica que os cientistas estão coletando amostras do solo e da água, com o objetivo de identificar o DNA das espécies de animais que passaram por esses locais.
Com o projeto, os cientistas da Conexão Mata Atlântica esperam mapear e monitorar espécies de mamíferos, répteis, aves, anfíbios e peixes, além de invertebrados. A análise do material genético presente no solo e na água permite um levantamento rápido e pouco invasivo para os animais que vivem no bioma.
O secretário Marcelo Moraes ressalta que os resultados da pesquisa vão ser úteis em diversas áreas da ciência.
A previsão é de que os cientistas terminem a coleta das amostras em outubro. No mês seguinte, elas vão ser submetidas à extração de DNA para mapeamento das espécies. Os resultados do levantamento vão ser publicados no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira, que é mantido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Agência Brasil / Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde - 01/10/2022 17:01:01. Última edição: 01/10/2022 17:01:01
Tags: Mata Atlântica
Evento vai marcar o Dia Mundial Sem Carro, celebrado na última quinta-feira (22), lembrando que a bicicleta é uma das formas de locomoção mais sustentáveis do mundo.
Cerca de 700 mil novos profissionais foram contratados no setor de energias renováveis no ano passado em todo o mundo, o que fez crescer para 12 milhões e 700 mil o número de trabalhadores que atuam
O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.
Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.