Essa é a quarta morte registrada desde novembro de 2021, quando o grupo de animais veio para o Brasil sob os cuidados da empresa. Dias após chegarem ao país, seis girafas tentaram fugir, três delas morreram durante a captura.
Uma petição on-line ganhou força neste fim de semana após a morte de mais uma das 18 girafas trazidas da África do Sul pelo Bioparque do RIo.
Essa é a quarta morte registrada desde novembro de 2021, quando o grupo de animais veio para o Brasil sob os cuidados da empresa. Dias após chegarem ao país, seis girafas tentaram fugir, três delas morreram durante a captura. Em março, a Justiça aceitou denúncia contra quatro pessoas envolvidas na importação das girafas.
Desde que os animais chegaram ao Brasil, entidades denunciam as condições em eles são mantidas.
Um abaixo assinado organizado pela Anda, Agência de Notícias de Direitos Animais, pede que as autoridades providenciem um espaço maior, que sirva como um santuário, longe da exposição pública, para que possam viver com dignidade.
O pedido já conseguiu a adesão de mais de 25.600 apoiadores. A meta é chegar a 35 mil. Só nas primeiras horas desta segunda-feira (10), mais de 240 pessoas tinham assinado a petição.
Em nota, o Bioparque informou que análises de rotina constataram a presença de uma bactéria em seis animais. Cinco responderam ao tratamento. No entanto, a girafa apresentou resistência e foi a óbito. Segundo a instituição, a causa da morte será confirmada após a necropsia, com o acompanhamento dos órgãos competentes.
As girafas, que deveriam ficar em um terreno em Mangaratiba, na Costa Verde fluminense, apenas por um período de quarentena, já estão no local há mais de um ano e meio.
Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista - 10/07/2023 11:45:08. Última edição: 10/07/2023 11:45:08