Meio Ambiente

Plano vai consolidar produção sustentável na região amazônica

Lançado nesta quinta-feira (6), o Plano Amazônia + Sustentável é voltado para a geração de renda e ampliação de canais de comercialização e incentivo a produção e a conservação ambiental.

 

A produção agropecuária na Amazônia Legal é diversificada e reúne oportunidades de expansão de forma sustentável.

Amiraldo Picanço é um exemplo disso. Ele preside a cooperativa Amazonbai, situada em Macapá, capital do Amapá, onde produz açaí de forma natural, sem uso de agrotóxicos, máquinas ou fertilizantes.

Apesar do negócio exitoso e sustentável, Amiraldo relata dificuldade de longa data de acesso à políticas de assistência técnica na região amazônica.

A partir de agora, produtores como Amiraldo podem se beneficiar com o plano Amazônia +Sustentável. Lançado nesta quinta-feira (6) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o plano é voltado para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, produtores rurais e povos e comunidades tradicionais dos nove estados da Amazônia Legal.

As ações são voltadas para a geração de renda e ampliação de canais de comercialização e incentivo a produção unida a conservação ambiental.

Lucimar Souza, diretora adjunta de Desenvolvimento Territorial da organização IPAM Amazônia, avalia a medida como positiva.

A expectativa da representante da sociedade civil é que a articulação das ações propostas pela portaria facilite o desenvolvimento rural sustentável.

Durante o processo de elaboração do Plano Amazônia + Sustentável, o Ministério da Agricultura e Pecuária realizou oficinas, definiu territórios de atuação e as cadeias produtivas a serem trabalhadas.

O próximo passo do Plano Amazônia + Sustentável é a realização de oficinas para a criação de uma carteira de projetos junto com os parceiros estaduais e locais.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 06/04/2023 21:00:07. Última edição: 06/04/2023 21:00:07

Tags: Região Amazônica Amazônia Legal Produção Sustentável Plano Amazônia + Sustentáve

Leia também:

Afetados por parques eólicos relatam impactos no meio ambiente e saúde

Comunidades dentro de parques eólicos esteve em reuniões com o governo para falar sobre consequências como alteração na vegetação, destruição da flora, morte de animais, zumbido no ouvido, depressão e medo.

Desmatamento pode reduzir abastecimento em cidades na região Matopiba

Levantamento sinaliza que desmatamento do cerrado em região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia pode reduzir o abastecimento e a qualidade da água em pelo menos 373 municípios.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi