Meio Ambiente

População de mico-leão-dourado quase dobra no Rio de Janeiro

A espécie existe apenas nas áreas de Mata Atlântica do estado fluminense e está em perigo de extinção, o que reforça a importância desse aumento.

O número de micos-leões dourados no Rio de Janeiro quase dobrou de 2019 para 2023, passando de 2,5 mil para 4,8 mil. A espécie existe apenas nas áreas de Mata Atlântica do estado fluminense e está em perigo de extinção, o que reforça a importância desse aumento.

Mas, de acordo com a Associação Mico-Leão-Dourado, dedicada a proteger esses animais, a comemoração é ainda maior, tendo em vista que em 2017, após um surto de febre amarela, a população foi reduzida em um terço. Desde então a associação dedica esforços à vacinação e ao monitoramento dos micos e também ao reflorestamento das matas onde vivem.

De acordo com o geógrafo Luiz Paulo Ferraz, ainda há muito o que fazer.

E para envolver a população no trabalho de conservação, a associação acaba de inaugurar um mirante e duas estruturas de observação dentro do Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, que fica no município de Silva Jardim, no norte fluminense.

E até setembro esperar abrir ao público a Casa dos Micos, um espaço interativo para falar da espécie, contando como os micos vivem, como se organizam nas famílias, o que eles comem, como se comunicam, entre outras curiosidades. A intenção é conscientizar os visitantes sobre os animais e também sobre a Mata Atlântica, o bioma mais devastado do nosso país.

Para saber mais e agendar uma visita, é só acessar o site micoleao.org.br.

* Com supervisão de Tâmara Freire.

Agência Brasil / Por Yuri Miltersteiner* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire/ Renata Batista - 13/08/2023 08:25:05. Última edição: 13/08/2023 08:25:05

Tags: Mico-leão-dourado Animais Em Extinção

Leia também:

Desmatamento para agropecuária causa savanização da Amazônia

É o que aponta Seidel Ferreira, professor do curso de engenharia florestal da Universidade do Estado do Pará. No caso da Amazônia, a floresta rica e úmida é substituída por uma vegetação de savana, rasteira e pobre.

Ramificações da BR-319 já são quase seis vezes maiores que rodovia

As informações são uma atualização de uma nota técnica do Observatório BR-319, que mostra que, dos mais de cinco mil km da rede total de estradas, pelo menos dois mil km foram abertos entre 2016 e o ano passado, principalmente nos municípios de Canutama, Humaitá, Manicoré e Tapauá.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi