Meio Ambiente

Presidentes de países amazônicos se reúnem para tratar da Cop30

O encontro será em Belém e deve trazer debates sobre meio ambiente

Nos dias 08 e 09 de agosto, os presidentes dos países amazônicos vão se reunir em Belém, capital do Pará, para fortalecer uma entidade que o Brasil ajudou a fundar, nos anos 1970, a Organização do Tratado da Cooperação Amazônica.

Para criar uma nova dinâmica de cooperação ao grupo, temas como o combate à mudança do clima, proteção da biodiversidade, segurança e povos indígenas serão debatidos no evento.

O encontro também vai antecipar discussões que serão levadas a COP 30, Conferência da ONU sobre mudanças climática, que será realizada pela primeira vez no Brasil, em 2025, na capital paraense.

Seguindo as regras da ONU, a formalização da indicação do Brasil como sede da edição de 2025 aguarda uma última etapa, que é a votação simbólica por todos os países membros durante a COP 28, que será realizada em Dubai, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro deste ano.

Segundo o Itamaraty, todos os países da América Latina já anunciaram para as Nações Unidas que apoiam a realização da COP 30 em Belém.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque - 16/06/2023 21:30:06. Última edição: 16/06/2023 21:30:06

Tags: COP 30 Amazânia

Leia também:

Desmatamento no Cerrado tem alta de 35%

O desmatamento ultrapassou 118 mil hectares no mês de maio, um aumento de 35% em relação ao mesmo período em 2022. Seria como se o cerrado tivesse perdido uma área quase igual à da cidade do Rio de Janeiro apenas no mês passado.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro completa 215 anos

São cerca de 54 hectares de área de visitação pública, com aproximadamente 3.400 espécies cultivadas e 500 mil visitantes por ano.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi