Meio Ambiente

Projeto de compostagem beneficia escolas e comunidades no estado do RJ

A Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda e a Fundação Euclides da Cunha assinaram um convênio para criar o CESCOLA, Centro de Educação Ambiental, iniciativa voltada para o tratamento de resíduos orgânicos e consciência ambiental nas escolas e comunidades do entorno.

Reduzir o acúmulo de resíduos sólidos em aterros sanitários é o objetivo de um projeto da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda e da Fundação Euclides da Cunha. As duas instituições assinaram um convênio para criar o CESCOLA, Centro de Educação Ambiental, iniciativa voltada para o tratamento de resíduos orgânicos e consciência ambiental nas escolas e comunidades do entorno. 

Em 2019, a UFF assinou  convênio de estágio com uma empresa de compostagem, o que possibilita a atuação de alunos e o desenvolvimento de trabalhos de pós-graduação. A ação ocorre em unidades escolares de Paraty, Porto Real e na UFF de Volta Redonda. Após um ano e meio sendo executado, empresas interessadas podem adotar o espaço e dar continuidade ao projeto, financiando a manutenção. 

A ideia central da proposta é tratar, na própria unidade, o resíduo orgânico produzido na merenda escolar e nos lanches dos alunos, através do método da compostagem, para a produção de adubo orgânico.

O projeto é coordenado pelo docente Afonso Aurélio, diretor da Escola de Engenharia da UFF de Volta Redonda, que dá detalhes do processo. 

Além de reduzir impactos na natureza, a compostagem diminui uma série de custos ligados ao descarte de lixo, como explica o professor.

Além de reutilizar resíduos orgânicos, os alunos produzem os equipamentos da coleta seletiva e aproveitam resíduos secos, que são destinados a uma cooperativa de catadores. 

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista - 23/07/2023 08:15:06. Última edição: 23/07/2023 08:15:06

Tags: Compostagem Reciclagem Lixo Resíduo Sólido

Leia também:

Petrobras vai oferecer 214 patentes de novas tecnologias

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de fornecedores que possam implementar as tecnologias em áreas relevantes para a companhia e para a indústria. Eles vão poder comercializar os produtos, pagando royalties.

Moradores denunciam lesões em capivaras no Rio de Janeiro

Algumas capivaras da Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio, foram avistadas com ferimentos. Moradores da região notaram as lesões e denunciaram, cogitando que os animais tivessem sido apedrejados.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi