Meio Ambiente

Projeto para captura de gás carbônico deve ser implantado no Brasil

A ideia da Petrobrás pretende reduzir as emissões de gases poluentes

A Petrobras quer implantar no Brasil um projeto inédito de captura e armazenamento de gás carbônico no oceano.

A ideia é que esses gases poluentes sejam escoados das instalações industriais até um reservatório permanente abaixo do leito marinho. Com isso, a empresa pretende reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Mas o projeto, que está sendo desenvolvido em parceria com outras empresas, pode ser aplicado também por setores como indústria de cimento e as siderúrgicas.

A novidade foi apresentada por um gerente da estatal em uma conferência em Houston nos Estados Unidos. A companhia antecipou também que já começou os estudos para um um projeto-piloto de captura de carbono, em Macaé, no Norte do Rio de Janeiro. O gas poluente será encaminhado a um reservatório com capacidade de armazenar 100 mil toneladas por ano.

A Petrobras já é líder mundial em captura, uso e armazenamento geológico de gás carbônico, devido à reinjeção do gás carbônico nos campos do pré-sal. Após a retirada do óleo bruto e do gás natural, o CO2 resultante é reintroduzido nas jazidas pelas próprias plataformas marítimas. No ano passado, a empresa alcançou um recorde de 10,6 milhões de toneladas de gás carbônico reinjetadas.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Tâmara Freire / Beatriz Albuquerque - 03/05/2023 12:15:09. Última edição: 03/05/2023 12:15:09

Tags: Redução De Emissão De Gases Poluentes

Leia também:

Obras de tirolesa no Pão de Açúcar seguem apesar de protestos

O lugar é tombado pelo Iphan desde 1973 e reconhecida pela Unesco como Paisagem Cultural Urbana.

Xingu tem 200 árvores desmatadas por minuto durante governo Bolsonaro

É o que mostra o estudo Xingu Sob Pressão, feito pela Rede Xingu+, em parceria com o Instituto Sócio Ambiental, e que analisou imagens de satélite. Relatório foi enviado aos principais órgãos federais para pedidos de providências.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi