Meio Ambiente

Qualidade do ar no Floresta da Tijuca é 7 vezes mais puro, diz estudo

Comparação dos pesquisadores é com outros bairros do Rio

A qualidade do ar no Parque Nacional da Tijuca, na zona norte carioca, chega a ser sete vezes mais pura do que em outros bairros da cidade do Rio de Janeiro.

É o que aponta um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade particular Veiga de Almeida.

A pesquisa também mostra o papel positivo da floresta em relação aos gases do efeito estufa. A concentração de gás metano era até 11% maior na área urbanizada do que na região de mata.

A pesquisadora da UFRJ, Graciela Arbilla, que realizou o estudo em parceria com Cleyton Martins da Silva, da Universidade Veiga de Almeida, afirma que a floresta atua como uma barreira natural de proteção da vida.

A importância das florestas tem sido destacada também em outros estudos. O gerente de Desenvolvimento Urbano da Organização Internacional WRI no Brasil, Henrique Evers, destaca a preservação no enfrentamento, por exemplo, às enchentes que impactam a vida de moradores de cidades como Rio e São Paulo, entre outras.

O Rio de Janeiro é uma cidade com grandes áreas florestais inseridas na mancha urbana, como o Parque Nacional da Tijuca, o Parque Estadual da Pedra Branca e a restinga de Grumari, além de florestas de entorno, como o Parque Estadual do Mendanha. 

Já a cidade de São Paulo tem suas principais florestas localizadas nas periferias e entorno, como o Parque Estadual da Cantareira, a Reserva do Morro Grande e a Área de Proteção Ambiental de Capivari-Monos. 

Agência Brasil / Por Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela - 14/07/2023 13:10:25. Última edição: 14/07/2023 13:10:25

Tags: Floresta Da Tijuca Parque Nacional Da Tijuca Qualidade Do Ar

Leia também:

Inmet emite alerta de ciclone extratropical na Região Sul do Brasil

O aviso vale para o Rio Grande do Sul, onde o ciclone deve se formar, Santa Catarina e sul do Paraná. São esperadas chuvas com até 100 mm no dia. A média de chuva no mês inteiro de julho em Porto Alegre é de 160 mm.

Estudo do BNDES mostra que Brasil pode ser potência de baixo carbono

Um estudo do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, em parceria com bancos privados e mercado de capitais, mostra que o Brasil pode se tornar uma potência de baixo carbono e biodiversidade por ser uma matriz de energia limpa.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi