Meio Ambiente

Relatório de mudanças climáticas aponta necessidade de ações urgentes

De acordo com o levantamento, o aumento das temperaturas, as catástrofes naturais e as alterações nos ecossistemas reforçam que as tendências atuais para reverter o aquecimento global não são suficientes para um futuro sustentável e igualitário.

O estado atual do clima global aponta para necessidade de ações urgentes para reverter ameaças à vida humana e à natureza em todo planeta. A conclusão é do relatório síntese do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, divulgado nesta segunda-feira (20).

De acordo com o levantamento, feito a partir da análise de milhares de estudos científicos e com a participação de representantes de 195 países, o aumento das temperaturas, as catástrofes naturais e as alterações nos ecossistemas reforçam que as tendências atuais para reverter o aquecimento global não são suficientes para um futuro sustentável e igualitário. 

O pesquisador brasileiro Lincoln Alves, autor de um dos relatórios que compõem o estudo, explica que para limitar o aquecimento global a 1,5 ºC, como prevê o Acordo de Paris, os governos precisam de ações mais ambiciosas.

Lincoln Alves ressalta ainda que, atualmente, com o aquecimento global na faixa de 1,1 ºC, o planeta já vive sob eventos climáticos extremos mais frequentes e intensos, comparados aos das últimas décadas.

Por outro lado, o relatório aponta que já existem tecnologias para redução das emissões de gases do efeito estufa, atribuídas principalmente aos combustíveis fósseis, como explica Lincoln Alves.

Com o desafio maior frente ao aumento do aquecimento global, o levantamento chama atenção para a diminuição da janela de tempo para se chegar à meta do Acordo de Paris.

Além de diminuir agora, o desafio é cortar as emissões resultantes da queima de carvão, petróleo e gás pela metade até 2030. 

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 20/03/2023 21:00:29. Última edição: 20/03/2023 21:00:29

Tags: Mudanças Climáticas Ações Urgentes Relatório

Leia também:

Ecobarreiras começam a ser instaladas contra lixo na Baía de Guanabara

As estruturas devem deter resíduos flutuantes em rio que desaguam na Baía de Guanabara - uma das maiores do mundo. Sua poluição é considerada como um dos mais graves problemas ambientais do estado do Rio de Janeiro.

RJ: novas ecobarreiras devem impedir que toneladas de lixo poluam Baia

A Baía de Guanabara é uma das maiores do mundo e sua poluição é considerada como um dos mais graves problemas ambientais do estado do Rio

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi