Meio Ambiente

Revista Forbes elege o Brasil como o melhor destino para o ecoturismo

O Brasil obteve nota de 94,9 de 100. Ficou à frente de México, Austrália e Equador. Segundo a revista, entre 50 destinos avaliados, o Brasil é dono da maior biodiversidade, com mais de 43 mil espécies diferentes de animais e plantas.

É quase um consenso que o Brasil é rico em biodiversidade, belezas naturais e cenários deslumbrantes.  

E não faltam lugares para curtir uma boa aventura, não é mesmo? Seja em Fernando de Noronha; Lençóis Maranhenses; em Bonito, no Mato Grosso do Sul; no Jalapão, no Tocantins; Chapada dos Veadeiros, em Goiás; ou Diamantina, na Bahia.   

Por tudo isso, o Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o ecoturismo pela revista norte-americana Forbes. Os dados são do Índice de Ecoturismo feito com 50 países.  

A pesquisa elege os melhores destinos para os amantes da natureza. O Brasil obteve nota de 94,9 de 100. Ficando a frente de México, Austrália e Equador. Segundo a revista, entre 50 destinos avaliados, o Brasil é dono da maior biodiversidade, com mais de 43 mil espécies diferentes de animais e plantas.   

Para o diretor executivo da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Luiz Del Vigna, esse reconhecimento internacional é importante para o país.  

A pesquisa destacou que cerca de 30% do território brasileiro está atualmente protegido, incluindo oito sítios do Patrimônio Mundial Natural da Unesco.  

Entre eles, o Complexo de Conservação da Amazônia Central, que protege espécies ameaçadas como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu.  

A personal trainer Patrícia Lisboa costuma fazer trilhas em diversos lugares pelo país que, segundo ela, tem um lugar mais bonito do que o outro.  

De acordo com o IBGE, o ecoturismo foi o principal motivo para uma em cada quatro viagens a lazer no Brasil em 2021. 

Além disso, foi responsável pela vinda ao país de 18% de turistas estrangeiros em 2019. 

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves - 06/08/2023 12:20:04. Última edição: 06/08/2023 12:20:04

Tags: Ecoturismo Destino Biodiversidade Viagem Forbes

Leia também:

Mais de 20 milhões de pessoas convivem com poluição de queimadas

Os incêndios, segundo observação dos cientistas, geram partículas poluentes chamadas de material particulado fino. No Norte e Centro-Oeste estima-se que em épocas mais secas essa concentração chegue até a 1000 microgramas por metro cúbico.

Marina volta a defender isenção do Ibama em licenças para Petrobras

Neste sábado (5), durante o evento Diálogos Amazônicos, em Belém do Pará, ministra falou que a Petrobras reapresentou a proposta e o Ibama vai fazer essa avaliação. Disse também que o Ibama já concedeu mais de duas mil licenças para Petrobras.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi