Meio Ambiente

Rio Acre tem nível mais baixo da história

Defesa Civil diz que desabastecimento já atinge bairros de Rio Branco

O Rio Acre está com a pior cota de água de toda história. 1,29 metro foi a marca registrada no domingo (11) – o nível mais baixo desde o início do monitoramento da bacia na capital, em 1971.

A Defesa Civil de Rio Branco afirmou que essa é a pior seca da história da cidade e também do estado. De acordo com o órgão, não há previsão de chuva para o mês de setembro, o que deve deixar a situação crítica no estado até a primeira quinzena de outubro.

O tenente coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal da Defesa Civil, disse que, na área rural, algumas famílias estão recebendo água somente por caminhão pipa. Ele afirma também que já existe desabastecimento em alguns bairros urbanos de Rio Branco.

O Rio Acre é a única fonte de captação de água para abastecimento na capital, por isso o risco de racionamento é muito grande. Cláudio Falcão pede que a comunidade ajude a reduzir esse risco, fazendo o uso racional da água para situação não piorar.

Ainda de acordo com a Defesa Civil da região, a tendência do nível do rio é continuar baixando com a falta de chuvas.  O esperado é que durante o mês de setembro chova um acumulado de 95,5 milímetros. No entanto, nos primeiros 10 dias não choveu na capital. A última chuva significativa foi no dia 3 de agosto, com um total de 40 milímetros.

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela - 14/09/2022 23:45:58. Última edição: 14/09/2022 23:45:58

Tags: Rio Acre Desabastecimento De água Acre

Leia também:

BNDES avalia concessão com Pagamento de Serviços Ambientais

A ideia do BNDES é levar investimentos aos territórios e garantir renda para quem protege o meio ambiente na Amazônia e em outros biomas.

Sustentabilidade: Meio Ambiente lança programa Escolas Mais Verdes

A iniciativa prevê investimentos de até R$ 300 milhões, que vão ser destinados para ações como separação e tratamento de resíduos, reciclagem, logística reversa, reuso e eficiência no uso de água,

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi