Meio Ambiente

Rio de Janeiro ganha centro internacional de estudos sobre o clima

O Climate Hub é um polo de conhecimento, pesquisa e inovação, patrocinado pela prefeitura carioca, em parceria com a Universidade de Columbia, uma das principais instituições acadêmicas do mundo.

Questões climáticas globais poderão ser trabalhadas por pesquisadores brasileiros e de diversos lugares do mundo no Climate Hub, inaugurado nesta terça-feira (14) no Rio de Janeiro.

O centro é um polo de conhecimento, pesquisa e inovação, patrocinado pela prefeitura carioca, em parceria com a Universidade de Columbia, uma das principais instituições acadêmicas do mundo.

O projeto representa um avanço no estudo do clima e do meio ambiente mundial.

Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Centers, ressaltou a importância da união entre países na busca por soluções relacionadas ao tema.

Celso Amorim, embaixador e assessor especial da Presidência da República, também destacou a relevância de uma abordagem conjunta das questões climáticas.

A secretária nacional de Mudanças do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Cimática, Ana Toni, acrescentou que todas as comunidades devem ser consideradas na formulação de políticas ambientais.

A escolha do Rio de Janeiro como sede do Climate Hub está relacionada com o pioneirismo da cidade em ações relacionadas ao clima, entre elas ter sido sede da Eco 92 e da Rio+20.

Além do intercâmbio de conhecimento, o centro vai oferecer bolsas de estudos para pesquisadores e cientistas brasileiros para o desenvolvimento de projetos no país e também na Universidade de Columbia.

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves - 14/03/2023 21:45:05. Última edição: 14/03/2023 21:45:05

Tags: Clima Centro Climate Hub Pesquisas Políticas Ambientais

Leia também:

Lula quer criar programa para financiar produção agrícola indígena

Durante a Assembleia Geral dos Povos Indígenas, Lula também anunciou que, ainda neste ano, vai se reunir com presidentes dos outros países sul-americanos, cobertos pela Floresta Amazônica, pra discutir medidas de proteção ao bioma.

Fernando de Noronha poderá ter gestão compartilhada entre União e PE

A gestão compartilhada de Fernando de Noronha, entre a União e Pernambuco, vai servir para ajustar a administração do arquipélago às normas de proteção ambiental.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi