Meio Ambiente

Saídas contra a crise climática precisam de financiamento, diz Lula

O presidente Lula encerrou, nesta quarta-feira (9), a Cúpula da Amazônia, em Belém do Pará. Segundo ele, é hora de tirar projetos do papel, em defesa da floresta e também das populações. A declaração foi dada depois da reunião com países da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA) e nações convidadas.

Com propostas de direcionamento para a Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP-28), no fim do ano, o presidente Lula encerrou, nesta quarta-feira (9), a Cúpula da Amazônia, em Belém do Pará. Segundo ele, é hora de tirar projetos do papel, em defesa da floresta e também das populações. 
 
A declaração foi dada depois que Lula se reuniu com países da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA) e nações convidadas. Segundo o presidente brasileiro, a definição conjunta de saídas contra a crise climática precisa de financiamento dos países ricos. 
 
Durante a fala à imprensa, o presidente Lula citou iniciativas da Declaração de Belém, assinada na terça-feira, “para enfrentamento dos desafios compartilhados” pelos oito países da OTCA. 
 
Lula também afirmou que os países amazônicos vão atuar em duas frentes pelo conceito internacional de socioeconomia e na criação de um mecanismo de remuneração, como explicou. 
 
O presidente Lula ainda lembrou que a questão ambiental, em Belém, volta ao foco do mundo em 2025, quando o Brasil sediar a COP-30.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro/ Suzana Guimarães - 09/08/2023 18:25:28. Última edição: 09/08/2023 18:25:28

Tags: Cúpula Da Amazônia Presidente Lula Crise Climática

Leia também:

Ação conjunta no Vale do Javari, em Manaus, desativa garimpos ilegais

A operação, chamada de "Cayaripelos II", é uma ação conjunta entre o IBAMA, as Forças Armadas, FUNAI e Polícia Federal, que teve início em 14 de julho. Percorreu os rios Puretê e Jundiatuba e vem combatendo o garimpo ilegal na região.

Marina Silva: Brasil mantém meta de desmatamento zero até 2030

A ministra atribuiu a ausência desse ponto na Declaração de Belém à falta de consenso.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi