Meio Ambiente

Seca: Amazonas sofre com falta de alimentos e queimadas

Nesta quarta-feira, após reunião com uma comitiva do governo federal, em Manaus, o governador Wilson Lima falou dos efeitos da estiagem nos rios Solimões e Madeira. Para melhorar a navegabilidade na região, o vice-presidente Geraldo Alckmin informou que já foi autorizada ordem de serviço para realizar oito quilômetros de dragagem no Rio Solimões, serviço que pode durar de 30 a 45 dias. Nos próximos 15 dias o governo federal deve contratar mais 12 quilômetros de dragagem, dessa vez para o Rio Mad

Falta de alimentos e de água potável; comprometimento do transporte fluvial e enfrentamento às queimadas.

Seca: Amazonas sofre com falta de alimentos e queimadas

De acordo com o governador do Amazonas, Wilson Lima, esses são os principais problemas que afetam parte da população em virtude da forte estiagem que atinge o estado.

Chegou a 40 o número de municípios amazonenses em situação de emergência devido à seca; dezenove estão em alerta, um em atenção e apenas dois em normalidade.

Nesta quarta-feira, após reunião com uma comitiva do governo federal, em Manaus, o governador Wilson Lima falou dos efeitos da estiagem nos rios Solimões e Madeira.

Para melhorar a navegabilidade na região, o vice-presidente Geraldo Alckmin informou que já foi autorizada ordem de serviço para realizar oito quilômetros de dragagem no Rio Solimões, serviço que pode durar de 30 a 45 dias. Nos próximos 15 dias o governo federal deve contratar mais 12 quilômetros de dragagem, dessa vez para o Rio Madeira.

Alckmin afirmou que o fornecimento de energia está garantido na região, mas que o Operador Nacional do Sistema vai avaliar a necessidade de acionamento de termelétricas.

A partir do fenômeno natural El Niño e das mudanças climáticas, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, avaliou a ocorrência de eventos extremos, como as fortes chuvas no Sul e a seca no Norte do país, situação que era oposta no início deste ano.

Para os municípios amazonenses em situação de emergência, o governo federal anunciou a antecipação do pagamento do Bolsa Família e do BPC, Benefício de Prestação Continuada, para o dia 19 de outubro.

E para atender as famílias afetadas por deslizamento de terra em Beruri, será pago o Auxílio Abrigamento, entre 400 e 800 reais por pessoa. O repasse será feito à prefeitura do município, que fará o pagamento para esse grupo de moradores.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque - 04/10/2023 20:00:07. Última edição: 04/10/2023 20:00:07

Tags: Seca No Amazonas

Leia também:

Começa período de defeso do tambaqui na Bacia Amazônica

Começa período de defeso do tambaqui na Bacia Amazônica

A medida visa a preservação, manutenção dos estoques e garantia de reprodução de uma das espécies de pescado mais comercializados em estados como Amazonas, Pará e Rondônia.

AM: Governo destina R$ 138 milhões para obras de melhoria da navegação

AM: Governo destina R$ 138 milhões para obras de melhoria da navegação

Dos 62 municípios do estado, 24 estão em estado de situação de emergência pela estiagem; 34 em alerta e dois em atenção. Após reunião ministerial para preparar viagem da comitiva federal que visita Manaus nesta quarta-feira, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, informou que o repasse dos recursos será assinado pelos Ministérios dos Transportes, Portos e Aeroportos e DNIT.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi