Meio Ambiente

Seca no Amazonas muda ambiente com surgimento de bancos de areia

Com a estiagem, bancos de areia dificultaram o transporte fluvial do estado, deixando os 62 municípios em situação de emergência. Retorno do nível do rio Negro traz a esperança do fim da seca .

A atual seca no Amazonas mudou o ambiente no estado. Em paralelo, os amazônidas conviveram com incêndios, fumaça e aparecimento de gravuras rupestres.

Seca no Amazonas muda ambiente com surgimento de bancos de areia

Com a estiagem, bancos de areia dificultaram o transporte fluvial do estado, deixando os 62 municípios em situação de emergência.

Hoje, a cota do rio Negro chegou a 14 metros e 9 centímetros. O retorno do nível do rio traz a esperança do fim da seca e deixa as comunidades ribeirinhas atentas ao sinal da recuperação do cotidiano dos moradores do rio.Mas a seca demonstra um cenário de devastação imediata, a possibilidade da transformação da Amazônia em Savana é real?

Para entendermos é preciso primeiro conhecer o bioma amazônico. A bióloga Andressa Primavera explica como é o solo amazônico e como funciona o maior bioma do Brasil.

De acordo com pesquisador em Geociência do Serviço Geológico do Brasil, André Santos, a hipótese de savanização da Amazônia é catastrófica, embora a mudança climática e a degradação humana acendam o alerta.

Ele destaca que o aparecimento das dunas nos rios amazônicos foi causado pela estiagem histórica.

Em Manaus, o Rio Negro registrou o início do processo de cheia, só no final de o rio encheu 30 centímetros. Já os Solimões, subiu uma média diária de 22 centímetros, confirmando o início do período de enchente.

Agência Brasil / Por Victor Litaiff - Repórter Rádio Encontro das Águas - Manaus - AM / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 27/11/2023 21:10:21. Última edição: 27/11/2023 21:10:21

Tags: Seca Amazonas Incêndio Fumaça

Leia também:

Pesquisa mostra que YouTube exibe vídeos com maus tratos aos animais

Pesquisa mostra que YouTube exibe vídeos com maus tratos aos animais

A equipe do Instituto Nacional da Mata Atlântica mapeou mais de 50 horas de 411 vídeos no YouTube, em 39 países, entre abril do ano passado e agosto desse ano, e identificou quase 100 espécies sendo maltratadas.

Costa brasileira está entre as 20 mais extensas do mundo

Costa brasileira está entre as 20 mais extensas do mundo

A informação está no mais completo levantamento já realizado sobre o tema, o “1º Diagnóstico Brasileiro Marinho-Costeiro sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos” lançado pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano. O objetivo do estudo é orientar lideranças e gestores públicos e privados na proposição de novas ações em prol da zona marinha-costeira.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi