Meio Ambiente

Seca: pesquisadores analisam influência na morte de botos no Lago Tefé

Já foram encontrados mais de 120 botos-vermelhos e tucuxi mortos. Pesquisadores de várias entidades ambientais investigam se o baixo volume de água e das altas temperaturas seriam o motivo das mortes, já que a mortandade em larga escala da espécie na região é incomum.

Pesquisadores investigam se morte de centenas de botos no Lago Tefé, localizado no interior amazonense, tem relação com a seca na região.  

Seca: pesquisadores analisam influência na morte de botos no Lago Tefé

Já foram encontrados mais de 120 botos-vermelhos e tucuxi mortos. Pesquisadores de várias entidades ambientais, entre elas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, investigam se o baixo volume de água e das altas temperaturas seriam o motivo das mortes, já que a mortandade em larga escala da espécie na região é incomum. A equipe do Mamirauá coordena uma ação emergencial para monitorar e se necessário resgatar os botos que ainda permanecem vivos no Lago, como explica a pesquisadora Miriam Marmontel.

"Nós faremos um esforço de captura para colocar em uma piscina flutuante no próprio lago, fazer o monitoramento do comportamento, sinais básicos de saúde, coletar a mostra de animal vivo, para ajudar a compor o quadro diagnóstico do que está acontecendo. Um grande gargalo que nós temos é a saída de amostra aqui de Tefé e depois também a chegada no Sudeste a partir de Manaus. Até o momento, nós conseguimos mandar uma parte apenas das amostras. Devem sair resultados muito proximamente, porque foram pedidas a nível emergencial."

Segundo Mirian, a ideia também é investigar se bactérias na água ou doenças infecciosas podem ter sido causadoras das mortes dos animais.  

A seca na região vem causando também queimadas e uma brigada de combate aos focos de incêndio foi criada para combater principalmente as ações criminosas. O governador Wilson Lima falou como as ações de combate aos incêndios estão sendo coordenadas.  

"A gente tem atuado de forma muito incisiva até agora o Ipam já aplicou algo em torno de R$ 17 milhões em multas, a maioria delas na região sul do Amazonas. A gente está com efetivo de quase 500 homens em campo."  

Para orientar a população durante esse período de seca severa, a Defesa Civil do Amazonas disponibilizou o aplicativo Cota Rio. A ferramenta vai monitorar os níveis dos rios no estado e emitir alertas pela própria Defesa Civil para a população. 

* Com produção de Lucinéia Marques.

Agência Brasil / Por Madson Euler* - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 03/10/2023 16:25:15. Última edição: 03/10/2023 16:25:15

Tags: Botos Seca

Leia também:

Seca provoca parada das operações de hidrelétrica em Rondônia

Seca provoca parada das operações de hidrelétrica em Rondônia

O Operador Nacional do Sistema Elétrico comunicou, nesta segunda-feira, a parada temporária das operações da usina hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho, Rondônia, em decorrência da seca histórica do Rio Madeira. Esta é a primeira vez que a usina é desligada por falta de chuvas.

Rio Negro pode atingir ápice da seca em outubro em Manaus

Rio Negro pode atingir ápice da seca em outubro em Manaus

Na última sexta-feira (29), o rio já alcançou a marca de 15,88 metros, o pior nível desde 2010, quando ele registrou 13,63 metros. A praia urbana de Ponta Negra, localizada às margens do Rio Negro, na capital amazonense, já foi interditada por causa do baixo volume de água.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi