A maior parte da área derrubada foi no Matopiba, que inclui parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Só o Maranhão registrou mais de 155 km2 de desmatamento. Das dez cidades com mais desmate, nove estão nesses estados. Somente, Brasnorte, do Mato Grosso, é de fora da região.
Setembro registrou o maior índice de alertas de desmatamento para o mês desde o início da série histórica, em 2018. A área em alerta superou os 516 km2, área maior que Maceió, capital de Alagoas.
Os dados são do Deter, sistema de informações em tempo real do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
A maior parte da área derrubada foi no Matopiba, que inclui parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Só o Maranhão registrou mais de 155 km2 de desmatamento.
Das dez cidades com mais desmate, nove estão nesses estados. Somente, Brasnorte, do Mato Grosso, é de fora da região.
A coordenadora do Projeto Cerrado Resiliente do Instituto Sociedade, População e Natureza, Isabel Figueiredo, destaca a importância do Cerrado para preservação dos outros biomas.
Na Amazônia Legal, por outro lado, setembro teve o menor índice de avisos para o mês desde 2017, quando os alertas atingiram 402 km2. No mês passado, foram 590.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Albuquerque - 06/10/2023 19:55:53. Última edição: 06/10/2023 19:55:53