Meio Ambiente

Tartarugas da Baía de Guanabara mostram resistência a antibióticos

A informação é de um estudo conjunto entre universidades públicas do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio Grande. O objetivo da pesquisa foi avaliar a resistência aos antimicrobianos nas tartarugas marinhas em associação com fatores de poluição ambiental.

As tartarugas da Baía de Guanabara mostram resistência a antibióticos. A informação é de um estudo conjunto entre universidades públicas do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Tartarugas da Baía de Guanabara mostram resistência a antibióticos

O objetivo da pesquisa foi avaliar a resistência aos antimicrobianos nas tartarugas marinhas em associação com fatores de poluição ambiental. 

A pesquisadora Rosane Silva, professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio deJaneiro, explica como acontece a contaminação do ambiente por genes e bactérias resistentes a antimicrobianos.

O estudo é importante para o monitoramento de bactérias resistentes no meio ambiente e para o estabelecimento de políticas públicas para lidar com a questão. A pesquisadora ressalta que a pandemia fez aumentar o uso dos antimicrobianos, o que pode ter agravado a propagação de genes de resistência pelo ecossistema.

O grupo realizou duas incursões para o monitoramento da tartaruga verde, na Baía de Guanabara. Antes de serem devolvidos ao mar, cada animal é avaliado quanto ao seu estado de saúde, peso, tamanho, presença ou não de tumores, além de terem materiais coletados para análises laboratoriais.

A pesquisadora Rosane Silva explica que as tartarugas marinhas juvenis são sentinelas da poluição ambiental, principalmente em áreas costais com alta densidade humana. A tartaruga verde é a espécie mais abundante no litoral brasileiro, porém em declínio, devido a poluição e a pesca marinha, já que passam a maior parte de sua vida em ambientes costeiros.

Assim, o biomonitoramento dos habitats marinhos é importante para instituir programas de regulação da conservação e restringir o despejo de poluentes no meio ambiente. O uso inadequado de antibióticos e sua aplicação na agropecuária acarreta o aumenta a resistência em bactérias, tornando-se um problema de saúde pública.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves - 10/09/2023 09:20:04. Última edição: 10/09/2023 09:20:04

Tags: Tartarugas Marinhas Antibióticos Pesquisa UFRS Poluição

Leia também:

Alertas de desmatamento na Amazônia caem quase 70%

Alertas de desmatamento na Amazônia caem quase 70%

Em defesa da floresta e dos povos tradicionais da Amazônia, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criticou aqueles que veem a região como um depositário de recursos a serem explorados, e falou da importância de alcançar a meta de zerar o desmatamento até 2030.

Petrobras anuncia primeira compra de créditos de carbono

Petrobras anuncia primeira compra de créditos de carbono

A Petrobras prevê outras operações no mercado de carbono com investimentos em aquisição de créditos - de até 120 milhões de dólares - até 2027.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi