Meio Ambiente

Toneladas de barbatanas de tubarão são apreendidas, em SP e SC

O material seria vendido ilegalmente para o exterior

O Ibama apreendeu mais de 28 toneladas de barbatanas de tubarão que seriam exportadas, ilegalmente, para a Ásia. As partes dos animais são de duas espécies: tubarão Azul e tubarão Anequim.

A apreensão se deu durante a operação Makaira, de combate à pesca ilegal. A maior parte da apreensão ocorreu em uma única empresa exportadora, localizada em Santa Catarina; foram 27 toneladas e 600 quilos. Outra empresa, que tentava exportar 1 tonelada e 100 quilos, foi flagrada pelo Ibama no Aeroporto de Guarulhos.

Segundo o órgão de proteção ambiental, esse tipo de apreensão na origem representa a maior já registrada no mundo.

Estima-se que 10 mil tubarões morreram para se chegar a esse quantitativo de barbatanas: 4.400 azuis e 5.600 Anequim, este último entrou para lista nacional de animais ameaçados de extinção no último dia 22 de maio.

O Ibama reforça que a pesca direcionada para tubarões não é permitida no Brasil. E que as os tubarões foram capturados por embarcações que cometeram várias irregularidades.

As barbatanas são consideradas iguarias de alto valor no mercado internacional, principalmente na Ásia.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque - 19/06/2023 22:00:13. Última edição: 19/06/2023 22:00:13

Tags: Exportação Ilegal Pesca Tubarão

Leia também:

Dia Mundial do Albatroz: lixo nos mares ameaça aves marinhas

Os albatrozes são aves oceânicas que passam a maior parte da vida em alto-mar em busca de alimento e para se reproduzir. Junto com a captura acidental pela pesca e as mudanças climáticas, a poluição do mar é um dos maiores riscos à espécie.

Em 5 anos, crimes ambientais crescem 52% na cidade do Rio de Janeiro

Entre os crimes mais cometidos estão o tráfico de animais silvestres e extração ilegal de areia em áreas protegidas.

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

COP 28: países acordam transição para redução de combustíveis fósseis

O texto sugere que os países se afastem dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando as medidas nesta década.

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Audiência na Câmara dos Deputados discute colapso do solo em Maceió

Agência Nacional de Mineração disse que fiscalização deveria ter sido maior nas minas de sal-gema da Braskem, em Alagoas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi