Política

19 mil garimpeiros já saíram de terras Yanomami, diz senador

Chico Rodrigues (PSB-RR) preside comissão para acompanhar o caso

A menos de um mês do novo fechamento do espaço aéreo sobre as terras Yanomami, em Roraima, a expectativa da comissão do Senado criada para acompanhar esse caso, é de que todos os garimpeiros sejam retirados da área, a tempo. A informação é do presidente da Comissão, senador Chico Rodrigues (PSB-RR). Ele ainda esclareceu, que a maior parte já deixou a região.

19 mil garimpeiros já saíram de terras Yanomami, diz senador
© Fernando Frazão/ Agência Brasil

A comissão deverá ir nos próximos dias à região, fazer diligências tanto na área indígena quando nas unidades de saúde que atendem à população. Esse é um dos focos dos trabalhos que consta do cronograma apresentado – e já aprovado – pelo relator, o senador Dr. Hiran, do PP. Além das diligências, há a previsão de audiências públicas com o Conselho Indígena de Roraima, com o Cimi, que é o Conselho Indigenista Missionário, além do Instituto Socioambiental e representantes da Procuradoria da República no estado.

Foram aprovados, ainda, alguns requerimentos de informação na reunião dessa quarta-feira que definiu  o plano de trabalho. São os requerimentos para as audiências públicas e também um que pede ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, informações sobre o Fundo Amazônia, sobre a aplicação dos recursos do Fundo lá no Território Yanomami.

A próxima reunião da comissão deverá ocorrer na semana que vem.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lucia Caldas / Guilherme Strozi - 09/03/2023 14:10:13. Última edição: 09/03/2023 14:10:13

Tags: Yanomami Garimpeiros Senado CPI Espaço Aéreo

Leia também:

Disputa por comando de comissões do Senado pode parar no STF

Bloco de oposição, que reúne 23 senadores, não conseguiu indicar o presidente de nenhuma comissão e quer recorrer ao STF alegando quebra do princípio da proporcionalidade no acordo com os partidos.

Projeto define como crime condicionar serviço público a ato sexual

Projeto define como crime condicionar serviço público a ato sexual

Proposta estabelece nova tipificação no Código Penal e define pena de reclusão de 2 a 6 anos. Na situação em que atividade for consumada, a pena é agravada e passa a ser de 6 a 10 anos.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi