Governo cria e-mail para receber informações sobre atos de domingo
Ministro da Justiça, Flávio Dino disse, em nota, que não haverá conivência com o crime e que todos os responsáveis responderão na forma da lei.
Ilka Teodoro disse que ação tardia do GDF é injustificável
A administradora regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro, responsável pela região central de Brasília, comunicou nesta segunda-feira (9) o desligamento do cargo “em caráter irrevogável”. A decisão foi motivada pelos atos golpistas ocorridos nas sedes dos três Poderes da República ontem (8).
“A ausência de um comando firme na segurança pública, coordenando as operações e ordens de missão do dia e garantindo a participação e integração dos demais órgãos, deixou um vácuo doloso e um cenário de terra arrasada”, escreveu em uma postagem no Twitter.
Ainda sobre as forças de Segurança, Ilka Teodoro acrescentou que a ação tardia do governo do Distrito Federal (GDF) é injustificável e indefensável, e que “a tolerância com os intolerantes, fascistas e terroristas nos levou ao caos”.
A ex-administradora disse ainda que, em uma semana – da posse de Luiz Inácio Lula da Silva no domingo passado a ontem –, a população foi “do céu ao inferno". Para ela, no âmbito do governo local, a situação é de “insustentabilidade".
No governo do Distrito Federal desde 2019, Ilka Teodoro destacou ainda que a intervenção federal na segurança pública decretada ontem foi necessária para que fossem adotadas as medidas urgentes para restaurar a lei e a ordem no território e “para que possamos sonhar em voltar ao cenário de normalidade, com o diálogo preciso para reconstrução do país”.
“No âmbito do Governo do DF, a situação é de insustentabilidade. Como cidadã e como Administradora Regional, jamais havia me sentido tão insegura e impotente”, acrescentou.
Nascida e criada na capital federal, a ex-administradora regional disse que nunca presenciou algo tão violento simultaneamente com a história do país, com o patrimônio, com a arquitetura e com a democracia.
“Repudio veemente o duro golpe que Brasília sofreu ontem, deixando um trauma e marca indelével na nossa memória”, afirmou.
Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 09/01/2023 12:15:37. Última edição: 09/01/2023 12:15:37
Tags: Ilka Teodoro Invasão Do Congresso Invasão Do STF Invasão Do Palácio Do Planalto Atos Antidemocráticosantidemocráticos
Ministro da Justiça, Flávio Dino disse, em nota, que não haverá conivência com o crime e que todos os responsáveis responderão na forma da lei.
Segundo Paulo Pimenta, houve tentativa de golpe de Estado frustrada. Ele disse que presidente despacha hoje no Planalto para demonstrar que democracia está funcionando.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.