Brasil assinará 13 acordos com Portugal e quatro com Espanha
Portugal e Espanha são importantes parceiros comercias do Brasil. Sozinha, a Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos.
Dados sobre cenário obstétrico devem subsidiar políticas públicas
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) recomendou que sejam criadas ou efetivadas ouvidorias para denúncia de violência obstétrica nas unidades de saúde e nos municípios. Além disso, indicou que o governo produza dados sobre o cenário obstétrico do estado para subsidiar políticas públicas. As medidas são o resultado de uma audiência que debateu o problema e teve a participação de representantes do poder público e da sociedade civil.
A violência obstétrica é aquela cometida contra a mulher gestante, durante ou após o parto e pode se manifestar por meio de agressões verbais, físicas ou sexuais. Também configuram violência obstétrica as intervenções e procedimentos desnecessários, não consentidos ou sem evidência científica.
Para a deputada Renata Souza (PSol-RJ), que preside a Comissão, esse é um tema fundamental para mulheres e é através do debate que as medidas de prevenção e combate podem ser fortalecidas.
Vice-presidente da comissão, a deputada Zeidan (PT-RJ) lembrou da necessidade de estatísticas serem produzidas pela Secretaria de Estado de Saúde.
A representante da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Flavia Nascimento, reforçou a importância das denúncias.
A Secretaria Estadual de Saúde foi procurada para dar detalhes sobre as recomendações recebidas e os próximos passos, mas não deu resposta até o fechamento da matéria.
Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Pedro Lacerda - 20/04/2023 18:15:15. Última edição: 20/04/2023 18:15:15
Tags: Direitos Da Mulher Violência Obstétrica Assembleia Legislativa Do Rio De Janeiro
Portugal e Espanha são importantes parceiros comercias do Brasil. Sozinha, a Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, nesta quinta-feira (20), que o governo deve apoiar a abertura de uma investigação no Congresso sobre os atos de vandalismo no dia 8 de janeiro.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.