Política

Após três anos fora, Brasil volta a grupo com 32 países latinos

Lula participa da Celac, na Argentina, na próxima segunda-feira (23)

Após três anos fora do grupo, o Brasil volta a fazer parte do bloco composto por 32 países, a Celac - Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos. A participação do presidente Lula, na 7ª Cúpula da Celac, está prevista para a próxima segunda-feira (23), em Buenos Aires, Argentina.

Após três anos fora, Brasil volta a grupo com 32 países latinos
© Esteban Collazo/Argentine Presidency/Direitos reservados

Essa agenda internacional foi detalhada nesta sexta-feira, pelo Secretário das Américas, Embaixador Michel Arslanian, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Segundo ele, a viagem marca a volta do Brasil ao cenário internacional e a escolha pela Argentina como primeiro destino mostra a “dimensão claramente política” da agenda.

O Coordenador-geral da Organização dos Estados da América, no Itamaraty, Embaixador Christian Vargas, destacou que o Brasil ficou fora da comunidade, nos últimos três anos, período de importantes acordos.

Uma declaração conjunta deve ser assinada entres os membros da cúpula, ainda na segunda-feira, além de doze cartas temáticas. Após a participação no evento, e ainda em Buenos Aires, Lula vai ter encontros bilaterais: entre eles estão previstos com representantes da FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura; com presidentes da Venezuela e Cuba, além do presidente argentino, Alberto Fernandez, com quem vai assinar um acordo de cooperação, relacionado ao Programa Antártico Brasileiro.

Na quarta-feira, Lula segue para Montevideu, capital do Uruguai, outro país que faz fronteira com o Brasil. O Secretário das Américas, Embaixador Michel Arslanian, explicou que apesar de o Brasil ter uma ligação direta com o Mercosul, é importante o país manter relação bilateral com Uruguai, para além do bloco econômico.

Após a passagem pelo Uruguai, Lula deve retornar ao Brasil ainda na quarta-feira, à noite.

 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi - 20/01/2023 18:00:05. Última edição: 20/01/2023 18:00:05

Tags: Lula Celac América Latina

Leia também:

Visita de Lula à Argentina terá acordo sobre Antártida

Visita de Lula à Argentina terá acordo sobre Antártida

Na Argentina, além de cumprir agenda bilateral, Lula participará de reunião da Celac, colegiado do qual o Brasil voltou a participar, após ter se retirado durante o governo Bolsonaro.

Governadores do Nordeste fazem 1ª reunião do ano para unir pautas

Investimento em novos projetos de obras estruturantes e daquelas que estão paralisadas, como a malha viária, portos e logística, turismo e o combate à fome também estão entre os pontos da reunião de hoje.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi