Política

Bolsonaro devolve joias e armas presenteadas pelo governo saudita

Objetos foram entregues à Caixa nesta sexta-feira (24).

Com prazo em andamento para cumprir a determinação, a defesa de ex-presidente Jair Bolsonaro entregou, nesta sexta-feira (24), o conjunto de joias masculinas e armas, presenteadas ao governo anterior.

A informação foi confirmada pelo ex-chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten. De acordo com a publicação, nas redes sociais, a defesa de Jair Bolsonaro encaminhou  “o presente masculino ofertado pela Arábia Saudita” à “agência de penhores da caixa”.

Já as armas foram entregues à Polícia Federal, segundo determinação do TCU, Tribunal de Contas da União. A PF confirmou que se tratam de um fuzil e uma pistola, entregues pelos Emirados Árabes à gestão Bolsonaro, que serão periciados e encaminhados ao TCU.

Na última quarta-feira, a corte de contas havia dado um prazo de cinco dias úteis para que Bolsonaro entregasse as joias sauditas e determinou que essa entrega fosse na agência da Caixa Econômica Federal, da Asa Sul, bairro central de Brasília.

Além disso, o TCU solicita que a Receita Federal entregue, na mesma agência, o primeiro pacote de joias retido pelos agentes, no aeroporto de Guarulhos, São Paulo, em posse de um ex-assessor de Bolsonaro. Na decisão, o Tribunal de Contas da União alega o alto valor das joias, estimadas em R$ 16,5 milhões, e que, por isso, não podem ser incorporadas ao acervo pessoal do ex-presidente.

As joias mencionadas se referem a presentes recebidos por autoridades brasileiras, do governo anterior, em viagens à Arábia Saudita e aos Emirados Árabes Unidos em outubro de 2021. Em decisão de plenário, os ministros do TCU decidiram que vão analisar uma auditoria em todo o acervo recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, desde 2019 e que, ao final de cada mandato, vai avaliar todos os presentes recebidos pelos presidentes do Brasil.

 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi - 24/03/2023 17:00:12. Última edição: 24/03/2023 17:00:12

Tags: Joias Bolsonaro TCU

Leia também:

Lula adia embarque à China após apresentar pneumonia leve

O médico Roberto Kalil chegou a Brasília, fez uma nova avaliação no estado de saúde de Lula e liberou a viagem à China.

Ataque a autoridades: juíza retira sigilo de decisões sobre suspeitos

Segundo nota divulgada pela Justiça Federal do Paraná, medida foi tomada após pedido do delegado da PF que conduz as investigações.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi