Política

Bolsonaro presta depoimento na Polícia Federal, em Brasília

Ex-presidente falou sobre inquérito que trata de tentativa de golpe

O ex-presidente Jair Bolsonaro prestou depoimento nesta quarta-feira, na sede da Polícia Federal, em Brasília.

Bolsonaro respondeu perguntas sobre o inquérito que investiga uma possível tentativa de golpe de estado, articulado pelo senador Marcos do Val, do Podemos, do Espirito Santo.

Na saída da PF, o ex-presidente disse que se reuniu com Marcos do Val e com o ex-deputado federal, Daniel Silveira, no dia 8 de dezembro do ano passado. E que durante essa reunião, que teria durado 20 minutos, ele ficou calado.

Bolsonaro mostrou imagem de uma possível conversa com Marcos do Val, que relatava as intenções de Daniel Silveira de grampear o ministro do STF Alexandre de Moraes e que ele teria respondido apenas com a frase “coisa de maluco”.

O ex-presidente negou a intenção de dar um golpe de estado no dia 8 de janeiro, quando ocorreu depredação do STF, Congresso e do Palácio do Planalto por seus apoiadores.

Jair Bolsonaro ainda defendeu os funcionários de seu gabinete que estão presos, como o seu ex-ajudante de ordem, o tenente-coronel Mauro Cid.

Esse depoimento à Polícia Federal foi uma determinação do ministro Alexandre de Morais.

A investigação apura uma articulação entre Marcos do Val e Daniel Silveira, em um plano para dar um golpe de estado, envolvendo também Bolsonaro. O objetivo seria gravar o ministro Alexandre de Moraes e usar o material para anular as eleições e manter o ex-presidente no poder.

Depois de denunciar o caso à revista Veja, Do Val mudou a versão diversas vezes.

Em junho, a Polícia Federal fez operação em três endereços ligados ao senador, em Brasília e no Espírito Santo. Ele chegou a ter as redes sociais bloqueadas pela Justiça. À época, o senador criticou a operação e negou ter cometido algum crime.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 12/07/2023 19:55:15. Última edição: 12/07/2023 19:55:15

Tags: Bolsonaro. PF

Leia também:

Lula sanciona amanhã lei do programa Minha Casa, Minha Vida

Lula sanciona amanhã lei do programa Minha Casa, Minha Vida

Programa vai atender famílias com renda mensal de até R$ 8 mil, em áreas urbanas, e de até R$ 96 mil, na zona rural. Presidente Lula quer ampliar programa para atender a classe média.

Pesquisadores recuperam condecorações revogadas no governo passado

Pesquisadores recuperam condecorações revogadas no governo passado

Retomada dos trabalhos do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia marca início de um novo período. “Chega de obscurantismo. Basta de negacionismo", afirmou o presidente Lula.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi