Política

Brasil trabalha em nova resolução sobre conflito entre Israel e Hamas

O Brasil trabalha em uma nova resolução sobre o conflito entre Israel e Hamas para apresentar na ONU

O Brasil trabalha em uma nova resolução sobre o conflito entre Israel e Hamas para apresentar na ONU. O texto está sendo construído em conjunto com os outros nove membros não permanentes do Conselho de Segurança. São eles Albânia, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes Unidos. A informação foi dada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.   

Brasil trabalha em nova resolução sobre conflito entre Israel e Hamas

Essa será a quinta resolução, após outras quatro não terem sido aprovadas. As últimas duas a serem rejeitadas foram a resolução americana e a proposta enviada pela diplomacia russa. Brasil e a própria Rússia já haviam apresentado propostas. A ideia é reunir os pontos positivos do que já foi apresentado como diz o ministro Mauro Vieira.  

Das quatro propostas votadas até agora, a do Brasil foi a que teve mais votos. Mauro Vieira acredita na boa evolução das conversações. O chanceler Mauro Vieira espera que a resolução seja votada o quanto antes. 

Vale lembrar que, para que uma resolução seja aprovada, é preciso o apoio de nove do total de 15 membros, sendo que nenhum dos membros permanentes pode vetar o texto. São eles: a China, França, Rússia, Reino Unido e os Estados Unidos. O Brasil está na presidência interina do Conselho de segurança da ONU até o dia 31 de outubro.   

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki - 26/10/2023 11:40:06. Última edição: 26/10/2023 11:40:06

Tags: Brasil Resolução ONU Hamas Israel

Leia também:

Câmara aprova projeto que trata da taxação de

Câmara aprova projeto que trata da taxação de "super-ricos"

A Câmara aprovou na noite dessa quarta-feira o projeto que trata da taxação dos super-ricos. É a proposta que trata dos fundos exclusivos e também das offshores. Foram 323 votos a favor, 119 contra e uma abstenção.

Senado aprova nomes indicados por Lula para o STJ

Senado aprova nomes indicados por Lula para o STJ

Daniela Teixeira, Teodoro Silva e José Afrânio Vilela tiveram os nomes aprovados pelo Plenário nessa quarta-feira.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi