Política

Cai veto à lei que proíbe construções hostis a moradores de rua

O Congresso derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro à lei Padre Júlio Lancelotti. O texto proíbe construções usadas para afastar moradores de rua, não deixar que deitem ou sentem, como instalação de pedras, cercas, grades e espetos pontiagudos.

Senadores e deputados derrubaram nesta sexta-feira o veto do presidente Jair Bolsonaro à lei Padre Júlio Lancelotti. O texto proíbe construções que sejam hostis a moradores de rua.

A lei altera o Estatuto das Cidades para evitar o uso da chamada “arquitetura hostil” em áreas públicas, que seriam construções usadas para afastar moradores de rua, não deixar que deitem ou sentem, como instalação de pedras, cercas, grades e espetos pontiagudos. 

O Padre Júlio Lancelotti é conhecido pelo trabalho de apoio a pessoas que vivem nas ruas. Ele e voluntários, inclusive, retiraram pedras instaladas na frente de uma biblioteca em São Paulo, no último dia 12, em protesto contra a aporofobia, que é o desprezo pelos pobres.

O senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, autor da lei, falou da importância da proposta. Para ele o estatuto da cidade deve ser inclusivo. 

A lei foi aprovada pela Câmara dos Deputados em novembro e já tinha passado pelo Senado anteriormente. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro vetou totalmente a iniciativa.

Ao justificar, Bolsonaro alegou que a lei gera insegurança jurídica e iria contra o interesse público porque poderia interferir no planejamento e governança locais ao definir condições para instalação de estruturas urbanas. 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde - 16/12/2022 17:00:13. Última edição: 16/12/2022 17:00:13

Tags: Lei Padre Júlio Lancelotti

Leia também:

Congresso Nacional aprova mudanças no orçamento secreto

A ideia do projeto é dar mais transparência a essas emendas, que estão em julgamento no Supremo Tribunal Federal.

Sob protesto, governador do RJ Cláudio Castro é diplomado pelo TRE

Os candidatos eleitos no estado do Rio foram diplomados nesta sexta-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral. A solenidade foi realizada no Theatro Municipal, no Centro da capital fluminense.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi