Política

Casos de fake news em eleições do Conselho Tutelar serão investigados

Ministro promete investigar casos de abuso de poder político

Ministro dos Direitos Humanos promete investigar casos de fake news e abuso de poder político em eleições para o Conselho Tutelar

Casos de fake news em eleições do Conselho Tutelar serão investigados

O Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, prometeu investigar casos de notícias falsas e abuso de poder política nas eleições para os novos conselheiros tutelares que acontecem neste domingo em todo o país. Segundo o ministro, é bom que os mais de 30 mil conselheiros tutelares que vão ser escolhidos nessas eleições representem a diversidade, mas crimes eleitorais não vão ser permitidos.

A declaração do ministro foi dada depois dele ter votado em uma escola na Zona Norte de São Paulo nos candidatos que concorrem a representantes do Conselho Tutelar da cidade.

Neste sábado, o Ministério Público Federal acionou o CONANDA, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, para que informar o que tem sido feito para garantir a lisura do processo eleitoral. O que motivou a ação foi a denúncia do Movimento Nacional de Direitos Humanos de que existe risco de interferência de abuso de poder religioso no pleito. Segundo a denúncia, lideranças religiosas estariam usando os espaços de culto para defender o voto em determinados candidatos e divulgado mentiras sobre outros.

Neste domingo eleitores de todos os municípios brasileiros estão indo às urnas para escolher os representantes nos mais de 6 mil conselhos tutelares do país. Ao todo vão ser escolhidos 30 mil e 500 conselheiros e conselheiras.

 

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Sheily Noleto / Web Patrícia Serrão - 01/10/2023 15:50:05. Última edição: 01/10/2023 15:50:05

Tags: Conselhos Tutelares

Leia também:

Lula pode ter alta hospitalar neste domingo

Lula pode ter alta hospitalar neste domingo

Boletim médico divulgado nesta manhã informa que presidente passou a noite estável e segue em recuperação. Ele está internado desde sexta-feira no Sírio-Libanês, em Brasília.

Lula continua estável e bem, informa boletim médico

Lula continua estável e bem, informa boletim médico

Presidente passou por cirurgia no quadril e pálpebras nessa sexta-feira e está internado em hospital na capital federal. A previsão é que Lula tenha alta hospitalar no início da semana.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi