Política

CCJ do Senado vota relatório da Reforma Tributária nesta terça-feira

A reunião já convocada deve ser longa. São mais de 700 emendas ao texto. Após a análise na CCJ , a proposta vai para o plenário na quarta (8) e na quinta (8), antes de seguir pra Câmara dos Deputados.

Reforma tributária nesta terça-feira (7) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado para votar o relatório do senador Eduardo Braga. Reunião já convocada e deve ser longa. São mais de 700 emendas ao texto.

CCJ do Senado vota relatório da Reforma Tributária nesta terça-feira

Essa proposta que vai ser discutida é o substitutivo aquele texto que veio da Câmara, com alterações. Por exemplo, a questão do fundo criado pra compensar estados e municípios das perdas de arrecadação. O relator fechou em R$ 60 bilhões e não em R$ 40 biilhões, como tinha sido aprovado pela Câmara. 

Outra alteração é uma trava pra carga tributária pra manter constante essa carga tributária sobre o consumo. Hoje esse teto corresponderia a 12,5% do PIB. Houve também a inclusão de alguns setores no regime diferenciado de tributação como saneamento, concessão de rodovias e agências de viagem e turismo.

Esse regime especial seria revisado a cada 5 anos com base em metas desempenho econômico, social e ambiental. O relator também incluiu profissionais liberais como médicos, advogados, arquitetos na alíquota reduzida. Essa reforma tributária unifica tributos e acaba criando também um imposto seletivo que vai incidir sobre bens e serviços que prejudicam a saúde ou o meio ambiente.

Lembrando que é uma proposta de emenda à constituição, ou seja, precisa passar por dois turnos de votação. Previsão de análise então na CCJ nesta terça (7) e em plenário na quarta (8) e na quinta (8) antes de seguir pra Câmara dos Deputados.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 06/11/2023 15:50:04. Última edição: 06/11/2023 15:50:04

Tags: Senado Reforma Tributária PEC

Leia também:

GLO: militares começam a atuar em portos e aeroportos 

GLO: militares começam a atuar em portos e aeroportos 

Decreto que autoriza emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem nesses locais foi assinado pelo presidente e publicado na última quarta-feira (1º)

Lula cobra eficiência no gasto público no setor de infraestrutura

Lula cobra eficiência no gasto público no setor de infraestrutura

Presidente Lula deseja que as obras de infraestrutura planejadas para o país avancem sem “repetir possíveis equívocos”.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi