Política

Cidadãos têm até domingo para sugerir políticas públicas ao governo

Executivo tem recebido sugestões de aplicação de seu orçamento

Termina às 22h deste domingo (16) o prazo dado a todo e qualquer cidadão para apresentar sugestões de políticas públicas e ações governamentais a serem adotadas pelo governo federal. Por meio da plataforma digital Brasil Participativo, é possível indicar quais políticas de governo devem ser priorizadas, bem como apoiar propostas apresentadas por outros cidadãos.

Cidadãos têm até domingo para sugerir políticas públicas ao governo
© Fernando dos Anjos/SECOM

Até este sábado (15), mais de 1,28 milhão de pessoas colaboraram com a iniciativa de consulta participativa instituída pelo Plano Plurianual (PPA Participativo), o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Executivo.

Na plataforma, é possível ao cidadão indicar quais programas governamentais devem ser priorizados. Além disso, podem ser apresentadas propostas para o uso do orçamento federal, bem como manifestar apoio a propostas já apresentadas por outras pessoas. Isso pode ser feito bastando apenas estar logado em uma conta Gov.br.


Em sua reta final, a plataforma contabiliza 7.677 propostas; mais de 1,35 milhão de votos e quase 3,7 milhões de acessos, em meio a 1.284.386 participantes.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), nos primeiros seis meses de gestão, a iniciativa “promoveu um importante espaço de diálogo e engajamento com a população, permitindo que a sociedade colaborasse ativamente na elaboração de políticas públicas e na orientação para a aplicação de recursos governamentais nos próximos quatro anos (2024/2027)”.

Caravanas

O PPA Participativo teve também consultas presenciais, as chamadas Caravanas do PPA, com jornadas já concluídas em todas as unidades federativas. O ciclo de plenárias estaduais mobilizaram aproximadamente 35 mil pessoas nos 27 encontros.

A iniciativa de consulta popular foi citada em diversas oportunidades pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. “Quem vai escrever a história do Planejamento vai ser o povo brasileiro. Vamos colocar no PPA o que o povo quer; e gastar onde o povo precisa. Digam o que vocês querem para o Brasil”, discursou a ministra em maio, durante a plenária de Fortaleza.

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Marcelo Brandão - 15/07/2023 15:40:15. Última edição: 15/07/2023 15:40:15

Tags: PPA Participativo Participação Popular Política Nacional De Participação Social

Leia também:

Lula embarca para a Bélgica para discutir cooperação com europeus

Lula embarca para a Bélgica para discutir cooperação com europeus

Presidente embarca na noite deste sábado (15) com destino a Bruxelas. Discussão vai girar em torno da cooperação entre União Europeia e região da América Latina e Caribe, mas acordo entre Mercosul e União Europeia pode ser tema de conversa.

Celso Sabino é nomeado para o cargo de ministro do Turismo

Sabino substitui a também deputada Daniela Carneiro, nomeada no começo do governo Lula. A mudança, que vinha sendo especulada desde o mês passado, foi confirmada nesta quinta-feira pelo governo. Celso Sabino se reuniu com ministro da Casa Civil, Rui Costa, que deu boas vindas ao novo colega.

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Comissão do Senado aprova Dino para o STF e Gonet para a PGR

Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Flávio Dino opina sobre mandato no STF e regulação de redes sociais

Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi