Parlamentares da base falam em governabilidade, em sessão no Congresso
Na Câmara, o deputado José Guimarães, que assumirá a liderança do governo na Casa, afirmou o compromisso do PT e dos partidos aliados com a reeleição de Arthur Lira.
Governador reeleito aproveitou seu discurso de posse para defender a concessão dos serviços da Cedae, a companhia de abastecimento do estado, concluída em 2022.
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL) tomou posse neste domingo e anunciou a prorrogação do programa de transferência de renda Supera Rio, criado para auxiliar família impactadas pela pandemia de Covid-19.
Os benefícios, que podem chegar a R$ 360 mensais, serão distribuídos até o final de 2023. O chefe do executivo fluminense também declarou que seu governo dará prioridade às políticas que afetam as moradoras do estado. Para isso, uma nova pasta foi criada: a Secretaria Especial para Mulheres
Castro também aproveitou seu discurso de posse para defender a concessão dos serviços da Cedae, a companhia de abastecimento do estado, concluída em 2022. De acordo com ele, a privatização de parte da empresa vai possibilitar a despoluição da Baía de Guanabara, graças aos investimentos que as concessionárias precisam fazer. Apesar de ter sido eleito pelo PL, e de ter apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro, Castro viajou para a posse do presidente Lula após a cerimônia na Assembleia Legislativa e disse que vai trabalhar com quem o povo escolheu
Claudio Castro está assumindo seu segundo mandato já que foi eleito como vice-governador em 2018, mas foi alçado à chefia do executivo após o impeachment de Wilson Witzel.
Outros dois governadores foram reconduzidos ao cargo na Região Sudeste: Romeu Zema, em Minas Gerais, que foi empossado em uma cerimônia pela manhã, e Renato Casagrande, no Espírito Santo, com posse no início da tarde.
O mesmo aconteceu na Região Sul, com Ratinho Junior, no Paraná e Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul, que também foram empossados neste domingos após reeleição. Já em Santa Catarina, tem início o primeiro mandato de Jorginho Mello, que era senador.
Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi - 01/01/2023 18:00:20. Última edição: 01/01/2023 18:00:20
Tags: Claudio Castro Posse Rio De Janeiro Posse2023
Na Câmara, o deputado José Guimarães, que assumirá a liderança do governo na Casa, afirmou o compromisso do PT e dos partidos aliados com a reeleição de Arthur Lira.
Após posse no Congresso, presidente subiu a rampa do Palácio do Planalto e recebeu a faixa presidencial de cidadãos que representam a diversidade do povo brasileiro.
Para serem aprovados em definitivo, ambos precisam obter ao menos 41 votos entre os 81 senadores. Sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado durou mais de 10 horas.
Projeto de lei de autoria do ex-juiz apresentado em 2009 defende permanência de 11 anos dos ministros da Suprema Corte.